Esporte

Alagoanos representarão o Brasil em torneio de basquete na China

Mariana Moura, assessoria | 19/10/18 - 17h13
Alagoanos se preparam para representar Alagoas em disputa internacional | Divulgação / Selaj

O time universitário da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) de basquete 3x3 foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para representar o Brasil na quarta edição da “3x3 FISU University League 2018 Finals”, que será realizado no período de 14 a 18 de novembro, em Xiamen, na China, reunindo as melhores equipes universitárias da modalidade de todos os continentes.

A equipe venceu os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em maio, e se destacou no desporto universitário, ganhando reconhecimento e a convocação para o FISU. Os atletas David Oliveira, Gabriel Lopes, Luan Barbosa e Victor Gusmão, sob a orientação do técnico Erivaldo Silva “Shampoo”, sabem da responsabilidade da missão e estão se preparando para o desafio com o suporte da FAT, que tem oferecido inclusive aulas de Mandarim para que os atletas se familiarizem com o idioma anfitrião. 

“O nível é muito alto. Por isso, estamos focados na preparação para este grande desafio. O basquete atravessa fronteiras. Os atletas vão representar a FAT, o estado de Alagoas e o País. Esse convite é a consolidação de um projeto que visa unir esporte e educação a fim de promover a formação integral dos alunos”, afirma Shampoo, que é Coordenador de Esportes da FAT.

Na última terça-feira, a equipe, juntamente com as coordenadoras Fátima Lipo e Maria Floriano foi recebida pela secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Cláudia Petuba, que parabenizou o trabalho da FAT reconhecendo o papel social realizado através do esporte junto a algumas comunidades: “são poucas as instituições privadas que investem e apostam no esporte e a FAT realiza um lindo trabalho de valorização de cidadania através do esporte”. 

O basquete 3x3

Anteriormente conhecido como FIBA 33, consiste no jogo entre dois times de quatro jogadores – 3 titulares e 1 reserva – frente a frente, em meia quadra. As regras tornam o jogo mais rápido e empolgante.