Educação

Alunos do Pronatec reclamam da falta de pagamento de ajuda de custo oferecida pelo programa

Redação TNH1 | 13/08/18 - 18h38
Arquivo

Um grupo de alunos do curso de agentes de saúde do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Escola Estadual Professor Guiomar de Almeida Peixoto, antigo Colégio 7 de Setembro, em Maceió, reivindica que o pagamento da ajuda de custo oferecida pelo programa está atrasado.

Segundo Ariane Maira, uma das estudantes do curso, um professor teve que tirar dinheiro do próprio bolso para pagar as passagens e muitos estudantes desistiram da formação por morarem longe, sem poder contar com o dinheiro.

“Nós começamos e encerramos o curso, que teve duração de três meses, e em nenhum momento foi paga a ajuda de custo. A gente entrou em contato com o Pronatec e os funcionários ficaram enrolando, sem dar uma certeza em relação ao pagamento”, declarou a aluna. "Eles alegam que há 6 mil alunos para cadastrar no sistema, só que esse número é o mesmo dado no início do nosso curso, então o que foi feito nesses três meses?”, questionou Ariane.

Já a estudante Camila Carvalho informou que o curso teria duas aulas por semana, porém aconteceram cinco aulas semanais, por decisão do professor. Como o custo seria de R$ 10 por dia, o valor mensal estaria aproximado a R$ 200 para cada aluno no fim do mês. "É uma ajuda que necessitamos. Queremos concluir o curso com a ajuda de custo recebida. Amanhã devemos conversar com o coordenador do curso", disse a estudante.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação do Estado de Alagoas (Seduc) informou que os pagamentos estão sendo realizados diariamente e que a situação deve ser normalizada em breve.

Confira a nota na íntegra:

A Seduc informa que os pagamentos referentes ao Pronatec estão sendo realizados diariamente, a medida que os cadastros são efetivados no sistema do SIAFE (Secretaria da Fazenda), e que toda a situação estará normalizada nos próximos dias.