Alagoas

Após ameaças a secretário de Segurança, Estado protocola ofício para transferência de presos

04/04/18 - 17h10

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) protocolou, nesta quarta-feira (04), um ofício para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Vara de Execuções Penais com a solicitação de transferência de 13 presos do Complexo Penitenciário Alagoano para o Sistema Penitenciário Nacional. 

A solicitação ocorreu dois dias após o vazamento de cartas dos internos ameaçando o titular da Secretaria de Segurança Pública, Lima Júnior.  Medidas protetivas e preventivas foram intensificadas para manter a ordem e disciplina dentro e fora dos presídios. 

"Logo após as ameaças, abrimos o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), identificamos os treze reeducandos responsáveis e submetemos todos ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que poderá resultará no aumento das pena. Agora solicitamos a transferência para presídios federais", ressalta o titular da Seris, coronel Marcos Sérgio de Freitas.

Na última terça-feira (03), o secretário da Seris informou o nome de 11 reeducandos identificados através do setor de inteligência do órgão. Hoje, mais dois nomes foram inclusos na lista de transferência. 

O Depen vai analisar a documentação e averiguar a disponibilidade das vagas em uma das quatro penitenciárias federais: Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Porto Velho, em Rondônia, Catanduvas, no Paraná, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Por fim, um juiz federal corregedor vai liberar a transferência.