Saúde

Após Dia "D", Alagoas registra aumento na cobertura vacinal contra Poliomielite e Sarampo

Redação TNH1 | 20/08/18 - 14h03
Sidney de Almeida

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo segue até 31 de agosto em todo o Brasil. Com o Dia “D” da vacinação realizado no último sábado (18), Alagoas registrou um crescimento no quadro de pessoas imunizadas. A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou, nesta segunda-feira (20), que a cobertura vacinal contra as doenças atingiu 52% do público-alvo alagoano.

Anteriormente, o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde apontou que apenas 14% do público-alvo passou pelo procedimento de vacinação em Alagoas, número considerado baixo após dez dias de campanha. Porém, em dois dias, houve 112.970 doses aplicadas contra a Poliomielite e 112.087 contra o Sarampo.

A Sesau também informou que não houve casos suspeitos ou confirmados das doenças durante o período.

CASOS DE SARAMPO

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação. 

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Casos isolados, relacionados à importação, foram identificados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, foram confirmados seis óbitos por sarampo, quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros). 

Para mais informações, acesse as páginas especializadas sobre sarampo e poliomielite no portal do Ministério da Saúde.