Futebol Internacional

Após ligação de Tite, Jesus promete mudar estilo para voltar à seleção

19/08/18 - 23h30
EBC

Titular e autor de um dos gols da goleada do Manchester City sobre o Huddersfield, por 6 a 1, neste domingo (19), no Estádio Etihad, Gabriel Jesus confirmou ter sido avisado pela Confederação Brasileira de Futebol que não seria convocado na última sexta-feira, na primeira lista de Tite depois da Copa da Rússia, da qual o então camisa 9 saiu em branco após cinco jogos. Além disso, ele admitiu que tentará mudar um pouco seu estilo de jogo para balançar a rede com maior frequência e, assim, reconquistar o espaço.

"Me ligaram minutos antes da convocação para me avisar. Fiquei contente pela ligação, mas óbvio que não fiquei feliz por estar fora, porque sempre quero jogar no City e pelo meu país. Isso não quer dizer que fiquei bravo com alguém de lá (da CBF)", declarou em relação à ausência nos amistosos contra Estados Unidos e El Salvador em 7 e 11 de setembro em Nova Jersey e Washington, respectivamente.

"Vou continuar trabalhando para conquistar a minha oportunidade de volta, mas também aceito que outros jogadores têm de ter oportunidade. Se o Tite e a comissão técnica fizeram essa escolha por jogadores que vêm atuando bem desde a temporada passada, que é o caso do Firmino, estou tranquilo".

Esta alteração de postura do atacante de 21 anos já ficou evidente na partida deste domingo, a primeira dele entre os 11 de Josep Guardiola nesta campanha. O gol, anotado aos 31 minutos, saiu na quinta finalização ao gol. Ele estava sem marcar havia sete partidas, contando cinco do Mundial, em que foi titular, e as duas anteriores do City, nas quais foi reserva.

"Desde quando me conheço por jogador, sempre busquei o gol, mas tem jogadas que não tem como. Você vive de momentos e experiências, e virei a chavinha para essa temporada sabendo que sou jogador de frente, então tenho de fazer gol", continuou.
Na segunda vitória consecutiva em duas rodadas de Premier League, Guardiola voltou a utilizar Gabriel Jesus e Sérgio Agüero juntos no ataque dos atuais campeões. Plano que ele tinha desde a temporada passada, mas que teve de ser abortado por conta de grave lesão de Benjamin Mendy, lateral francês que foi desfalque durante quase toda a caminhada ao título em 2017-18.

De acordo com Pep, a amplitude oferecida por Mendy pelo lado esquerdo permite a escalação de dois atacantes, sem a necessidade de um ponta. Agüero, autor de três gols nesta tarde, também serve de espelho para esta nova postura que Gabriel pretende adotar.
"Além de ser muito bom, o Agüero é muito experiente. Ele sabe que tem de fazer gol, mas também presta atenção no companheiro do lado. Nesse sentido, isso te pressiona. Se abrir, ele chuta e se der, ele passa. Vou ser o Gabriel de sempre, mas nesta temporada vou jogar mais voltado ao gol".

Depois de deixar o ex-palmeirense em campo durante todo o jogo, Guardiola saiu em defesa do camisa 33. "Nós confiamos muito no Gabriel e acho que o Tite também. Ele não marcou gols, mas fez uma boa Copa do Mundo", analisou. "O Brasil perdeu para a Bélgica, que fez um torneio sensacional, mas não dá para dizer que eles jogaram mal. Gabriel criou muitas chances, tanto ele quanto o Brasil fizeram uma boa Copa".

"É claro que vamos julgar se venceu ou perdeu, se marcou gols ou deixou de marcar, mas acho que tanto eu quanto meu colega Tite damos muito crédito pelo que Gabriel nos dá em termos de movimentação, ajuda na defesa, presença de área. Hoje ele fez um grande gol e teve outras três ou quatro chances. É disso que precisamos e estamos muito satisfeitos".