Saúde

Atenção: dieta com pouco carboidrato e alto teor de proteínas pode reduzir expectativa de vida

20/08/18 - 08h25
Getty Images

Se você está cortando carboidratos e substituindo por carnes e queijos, pode estar fazendo mais mal do que bem à sua saúde.

Segundo um novo estudo, de 25 anos, feito com 15 mil pessoas, comer proteínas animais, como carne, cordeiro, porco, frango e queijo no lugar de carboidratos está ligado a um risco ligeiramente maior de morte.

O consumo moderado de carboidratos - no qual pessoas obtiveram 50 a 55% da energia proveniente deles - foi constatado um risco de morte ligeiramente menor quando comparado às dietas de baixo (30% ou menos) e de alto (65%) consumo de carboidratos.

No entanto, foi descoberto que substituir carboidratos por proteínas de origem vegetal, como nozes, reduz um pouco o risco de mortalidade.

Os pesquisadores estimaram que a partir dos 50 anos de idade, a expectativa média de vida foi de 33 anos adicionais para aqueles que tiveram uma ingestão moderada de carboidratos – quatro anos a mais do que aqueles com um consumo muito baixo de carboidratos e um ano mais do que aqueles com consumo alto.

Dra Sara Seidelmann, do Brigham and Woman's Hospital, em Boston, que liderou a pesquisa, disse que dietas low-carb (baixo consumo de carboidratos), que substituem carboidratos por proteínas ou gorduras, foram ganhando popularidade como uma estratégia saudável e de perda de peso, mas seus dados mostraram que dietas low-carb com proteínas de origem animal "podem estar associadas a uma expectativa de vida em geral mais baixa e devem ser desencorajadas."

"Em vez disso, se alguém escolher seguir uma dieta de baixo teor de carboidrato, então substitui-los por mais proteínas e gorduras de origem vegetal, pode, na verdade, levar a um envelhecimento saudável a longo prazo".