Maceió

Avanço da educação em Maceió é reconhecido por representantes da ONU

10/09/18 - 16h47
Divulgação

O Ministério da Educação divulgou, na semana passada, o Índice da Educação Básica (Ideb). Em 2017, Maceió obteve nota 5,0, o que aponta significativa melhoria da Rede Municipal de Ensino. O resultado foi elogiado por representantes de dois importantes programas da Organização das Nações Unidas (ONU) que atuam na capital.

O índice superou, pela primeira vez, a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 4,8 para o ano de 2017. De acordo com os dados, Maceió obteve a quarta melhor nota do Nordeste nas séries iniciais.

A Prefeitura de Maceió mantém a parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desde 2013.

Na última quarta-feira (05), durante evento que discutiu o enfrentamento da exclusão escolar, a oficial de Educação do Unicef no Semiárido brasileiro, Verônica Bezerra, reconheceu as melhorias na Educação de Maceió. “É uma alegria imensa estar em Maceió e comemorar este avanço, que é fruto de trabalho, e nós percebemos que a Rede Municipal vem trabalhando na busca de resultados. Maceió avançou e o Ideb faz esse retrato do desempenho”, pontuou a representante do Unicef.

O Unicef atua no Município por meio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que promove o diálogo entre a comunidade escolar e o poder público com o objetivo de identificar os fatores que influenciam no aprendizado. As demandas são repassadas ao comitê municipal, com representantes de instituições e órgãos públicos, para que sejam avaliadas e repassadas ao Poder Executivo. Reformas em terminais de ônibus, praças e manutenção de iluminação pública são exemplos de que essa integração é transformada em melhorias.

Outro parceiro relevante das conquistas da Educação Municipal é o Pnud, que atua em pesquisa nas unidades escolares, apresenta diagnósticos e aponta novas propostas pedagógicas. As ações valorizam o perfil dos alunos e os aspectos locais para que a linguagem em sala de aula seja mais prática e direta. A parceria se dá diretamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O que a gente avalia é que a rede quer avançar e mostrar as potencialidades dos alunos e professores. O resultado do Ideb demonstra que é possível avançar na aprendizagem, mesmo com todas as dificuldades. É possível tornar a sala de aula atrativa para as crianças, e interromper o ciclo perverso que é a exclusão escolar”, destaca a coordenadora geral do projeto da ONU em Maceió, Rita Ippolito.

O prefeito Rui Palmeira lembra que a superação na nota do Ideb é resultante dos investimentos do Município e do esforço de toda a comunidade escolar. “É uma alegria para todos nós recebermos essa notícia, que mostra que o trabalho feito está no caminho certo. Construímos creches, nomeamos mais de 400 concursados, entre professores, merendeiras e secretários escolares, estamos investindo em merenda com cardápio saudável, reformamos escolas e reconstruímos algumas, como foi o caso da Escola Municipal Arnon de Mello, no Jacintinho. Todo esse investimento mostra que temos compromisso com a Educação e esperamos avançar ainda mais”, afirma o gestor.