Alagoas

Bactéria da cólera é encontrada em rio de Porto Calvo

Letícia Cardoso* | 18/09/18 - 15h18
Google Street View

Um vibrião do coléra, doença infectocontagiosa que atinge o intestino delgado, foi encontrado no Rio das Pedras, no município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. Como forma de precaução, os profissionais de saúde da cidade foram orientados a monitorar possível aumento em quadros de diarreia, por exemplo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), este laudo não significa que haverá um surto da doença no estado, mas as orientações para as equipes de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Assistência Hospitalar servem para evitar a volta da cólera. (veja todas as medidas a baixo)

A mostra que identificou a bactéria foi colhida durante o monitoramento que é feito periodicamente na região pela Vigilância Sanitária do Estado no último dia 28 de agosto.

O TNH1 entrou em contato com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Porto Calvo sobre informações de como ou se o rio era utilizado pela população, mas não obteve retorno.

Sintomas e cuidados

A infectologista e diretora do Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT), Luciana Pachecho, explicou ao TNH1 que os pacientes devem procurar o hospital ou unidades de saúde em casos de diarreia, um dos principais sintomas da doença. Outros indícios são vômito, febre baixa e desidratação.

Além disso, a médica orienta sobre alguns cuidados com a alimentação. “Os crustáceos e moluscos, como camarão e sururu, devem ser bem cozinhados, já que são uma das principais formas de transmissão. E, claro, tratar a água utilizada”, alertou a infectologista.

Luciana informou ainda que, até o momento, não foi registrado nenhum diagnóstico da doença ou aumento em casos de diarreia no HDT.

Medidas adotadas pela Sesau:

•             Intensificação das coletas ambientais, com agenda semanal para coleta e encaminhamento ao LACEN, observando outros pontos, a jusante e a montante do local onde houve a identificação, incialmente por 3 meses;

•             Alerta a todos os profissionais da atenção básica e assistência hospitalar no município, com vistas a identificação e monitoramento dos casos de diarreia;

•             Visita ao Hospital Regional para sensibilizar quanto a descrição de sinais e sintomas, tratamento e digitação dos casos de diarreia;

•             Realizar coleta de amostras clínicas para envio ao LACEN, em todos os pacientes com diarreia, independente da gravidade, dos municípios da 2ª e 3ª Regiões de Saúde;

•             Intensificar a distribuição e orientações ao uso do hipoclorito de sódio para desinfecção da água em domicílio;

•             Realizada busca ativa retrospectiva (30 dias) dos casos de diarreia, nas fichas de atendimentos e prontuários;

•             De forma conjunta (Estado e município), a Vigilância Sanitária vem realizando ações de fiscalização nos pontos de venda de água mineral e em possíveis áreas de envase clandestino.

•             Atualização sobre Diarreia para profissionais da assistência à saúde do município (agendada para 20/09, próxima quinta-feira).

*Estagiária sob supervisão da editoria