Nordeste

Bandas denunciam que foram proibidas pela PM de tocar música de Chico Science

JC Online | 27/02/20 - 21h29

Bandas que foram contratadas para tocar em polos de folia viveram momentos de tensão com a Polícia Militar de Pernambuco na segunda e terça-feira de Carnaval. Elas relataram que foram proibidas e até ameaçadas de prisão porque cantavam uma música de Chico Science chamada “Banditismo por uma questão de classe”. Um trecho da canção diz: “Em cada morro uma história diferente, que a polícia mata gente inocente”.

A banda Janete Saiu Para Beber foi uma das que usou as redes sociais para denunciar os supostos excessos cometidos pela PM. Eles se apresentavam na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, na segunda-feira (24), quando foram interrompidos.

“A Polícia Militar fez uma barreira entre o público e a banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso. A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode!”, relatou a banda, em texto publicado no Instagram.

A banda Devotos também sofreu censura durante apresentação no polo Várzea, na terça-feira (25). Depois tocarem a mesma música de Science, os integrantes disseram ter sido alertados pela PM que o show seria encerrado caso insistissem nessas canções.

PM SE PRONUNCIA

Em nota, a Polícia Militar afirmou que “não há qualquer tipo de proibição à exibição de nenhuma música durante o Carnaval ou em qualquer época do ano. O efetivo somente orienta a suspensão de blocos que tenham estourado o tempo previsto para o desfile, por causa do planejamento operacional, que provoca o recolhimento da tropa após a dispersão dos foliões. Deixar que a festa prossiga sem a presença de policiais colocaria em risco a segurança de todos. Os organizadores das agremiações que acreditem ter havido algum abuso deve procurar o Batalhão responsável ou mesmo a Corregedoria Geral, para formalizar uma queixa e possibilitar uma detalhada apuração de todos os fatos”.