Televisão

Bert e Ernie são um casal gay, diz roteirista

Veja | 18/09/18 - 22h40

Mark Saltzman, roteirista de Vila Sésamo, confirmou uma antiga especulação dos fãs e contou que concebeu os personagens Bert e Ernie como um casal gay. Segundo ele, os personagens foram inspirados nele mesmo e no marido, Arnold Glassman, que, inclusive, emprestou seu apelido, Arnie, para Ernie.

“Eu nunca falei para os chefes que estava escrevendo sobre meu parceiro e eu. Mas havia personagens que tinham apelo para a audiência gay”, contou o roteirista em entrevista ao site Querty. “Eu não teria outra forma de contextualizar os personagens. As pessoas sempre se referiam a mim e Arnie como Bert & Ernie.”

No passado, surgiram diversas discussões quanto à sexualidade dos bonecos. Por isso, em 2011, os produtores da série chegaram a dizer que os personagens não tinham sexualidade definida.

Agora, foi a Sesame Workshop, ONG que produz o programa, que resolveu se pronunciar. Em comunicado, a organização afirmou que Bert e Ernie são apenas “melhores amigos”.”Eles foram criados para ensinar crianças em fase pré-escolar que pessoas diferentes podem ser bons amigos. Ainda que eles sejam identificados como masculinos e tenham características humanas… eles continuam bonecos, e não têm orientação sexual”, diz o texto.