Nordeste

Bolsonaro nomeia candidato menos votado para reitor de universidade no Ceará

Com agências | 20/08/19 - 10h55
Cândido Albuquerque assume o cargo de reitor | UFC

Foi publicada, em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira (19), a nomeação do professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), para mandato de quatro anos. Cândido foi o candidato menos votado na consulta pública na universidade e o segundo colocado na lista tríplice feita pelo Conselho Universitário (Consuni).

A nomeação é assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a posse ao cargo será feita em Brasília, no Ministério da Educação. Com a escolha por Cândido, Bolsonaro quebra mais uma vez a tradição de nomear o candidato com maior preferência na instituição de ensino.

O mais votado foi o então vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, com 7.772 votos e também foi a escolha do Consuni, com 25 votos. Legalmente, o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

Currículo

A gestão de Cândido Albuquerque sucede à do professor Henry de Holanda Campos, que assumiu o cargo em 2015. Advogado e atual diretor da Faculdade de Direito, Albuquerque é mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC (2009) e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC (2016).

É docente da UFC desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na graduação e na pós-graduação. Foi chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de 1998 a 2002 e 2008 a 2011 e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC em 2010 e 2011.

Foi, ainda, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, no triênio 1995-1997, conselheiro Federal da OAB, eleito para o triênio 2013-2015, além de sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados, sediado em Fortaleza desde 1981, dentre outros cargos.