Maceió

Cadela é resgatada de imóvel fechado no Pinheiro; veja vídeo

TNH1 com TV Pajuçara | 30/09/20 - 08h46
Reprodução

Uma cadelinha prenhe foi resgatada de um imóvel desocupado e tamponado pela Braskem, no bairro do Pinheiro, nessa terça-feira, 29. De acordo com informações de moradores, ela estaria trancada por cerca de três dias dentro da casa.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pessoas tendo que derrubar parte do muro do imóvel para retirar o animal. A população relatou que a cadela foi encontrada assustada, deitada no último cômodo da casa.

"Já tinham alguns dias que a gente vinha alimentando ela. A gente só conseguia colocar a comida e sair, porque ela não chegava perto, ela tinha medo. Um rapaz estava passando [pela rua] e ouviu os latidos dela. Aí ele chamou a moça que costumava colocar a ração e ela ligou para a polícia, só que disse que não poderia vir, porque a casa estava fechada", afirmou Juliana da Silva, moradora do bairro.

Veja a reportagem:

A Braskem informou, por meio de nota, que enviou uma equipe ao local logo após tomar conhecimento da situação e que a cadela já foi encaminhada para o Programa de Acolhimento de Animais para os cuidados necessários. 

Ainda de acordo com o comunicado da Braskem, o imóvel foi tamponado na segunda-feira e a equipe técnica que realizou a vistoria do local não identificou a presença da cadela. A empresa destacou que vai redobrar as medidas de segurança para que isto não ocorra novamente.

Hoje, a reportagem do TNH1 foi informada pela assessoria da Braskem que o animal pariu sete filhotes e todos passam bem.

Leia a nota abaixo:

Assim que recebeu o alerta de um animal encontrado dentro de um imóvel tamponado no bairro do Pinheiro, a Braskem mobilizou suas equipes, que imediatamente receberam a cadela e encaminharam para os cuidados do Programa de Acolhimento de Animais, parceria da Braskem com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). O programa já promoveu atendimentos de saúde a 775 cães, gatos e equinos nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, e também conscientiza a comunidade sobre posse responsável.

O imóvel em que a cadela estava foi tamponado na segunda-feira (28). De acordo com o procedimento padrão de tamponamento, dez dias após a desocupação, uma equipe técnica visita o imóvel, faz a limpeza, dedetiza e inspeciona para verificar se algum material de valor ou animal doméstico foi deixado no local. Somente após esta vistoria, o imóvel é tamponado. Ontem, na vistoria feita pela equipe, não foram identificados vestígios de presença de animal.

A Braskem vai redobrar as medidas de segurança para que outra situação como esta não ocorra. Caso verifique qualquer procedimento incorreto no tamponamento dos imóveis, o morador pode informar à Braskem por meio do telefone 0800 006 3029. A ligação é gratuita.