Mundo

Cãozinho encontrado com patas amputadas vira símbolo da luta contra maus-tratos

19/06/18 - 10h59
Reprodução

Um filhote de cão encontrado com as quatro patas amputadas este mês, em uma mata na cidade de Sapanca, província de Sakarya, na Turquia, virou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais no país e agora repercute no mundo.

O cachorrinho foi encontrado por pessoas que costumavam dar alimentos a animais na região de floresta. Ele estava com as patas e a cauda cortadas.

Após receber o primeiro atendimento, o cão foi levado para o veterinário e, em seguida, para um hospital na cidade de Istambul. O filhote iniciou tratamento, mas não resistiu à cirurgia e morreu.

Segundo a investigação, as pessoas que encontraram o filhote o viram enrolado no chão, e as patinhas e a cauda cortadas. Eles ficaram em choque.

As patas foram enfaixadas e enviadas para o hospital de animais em Istambul para tratamento. O veterinário Berktug Farmer constatou que os ferimentos foram provocados por ação humana.

"Ficamos chocados no começo, mas então fizemos um diagnóstico completo, e as radiografias do animal foram levadas para cirurgia. O problema exato do animal foi determinado, e soubemos como ocorreram os cortes e quanto de dano aos ossos foi causado. Tentamos realizar uma operação que protegesse os membros", explicou. No entanto, o hospital anunciou que o cãozinho morreu na cirurgia.

O crime revoltou os protetores dos animais e motivou várias manifestações na Turquia. Um operador de máquinas de construção civil, suspeito de ter sido o autor do crime, foi detido na cidade de Sapanca.