Alagoas

Centrais de Triagem de AL aplicaram mais de 940 testes de Covid-19 na última semana

Agência Alagoas | 21/09/20 - 17h16
Thalysson Alves / Agência Alagoas

As três Centrais de Triagem estaduais, localizadas em Arapiraca e Maceió, testaram 941 pessoas contra a Covid-19 na última semana. Do total, 125 novos casos da doença foram confirmados nas unidades, que são gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e funcionam de domingo a domingo.

A Central de Triagem de Arapiraca, que funciona no Ginásio João Paulo II, registrou o maior número de testes aplicados e de casos confirmados. Entre os dias 14 a 20 deste mês, os técnicos da unidade, que atendem 24 horas por dia, testaram 370 pessoas e confirmaram a Covid-19 em 79 delas.

Na sequência ficou a Central de Triagem localizada no Shopping Pátio Maceió, na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes. No mesmo período, a unidade, que funciona das 7h às 19h, aplicou 314 testes rápidos e constatou 25 casos positivos da Covid-19.

Já a Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, também na capital alagoana, contabilizou o menor número de testes aplicados e de casos confirmados. Atendendo das 7h às 19h, na última semana a unidade contabilizou 257 testes feitos e 21 novos casos de Covid-19 confirmados.

Atendimento – As três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Com relação ao teste rápido para diagnóstico da doença, ocorre a prescrição caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias. Para ser atendido, é necessário portar um comprovante de residência, documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

“Caso não haja indicação para aplicação do teste rápido, mas, o usuário não esteja se sentindo bem, iremos atendê-lo e prestaremos as orientações necessárias. É importante ressaltar que, entre os sintomas analisados, está tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, além de temperatura corporal igual ou superior a 37.6 graus”, salientou a coordenadora da Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, Maryana Costa.