Esporte

Circuito Ôxe de Triatlo promete mudar o cenário do esporte em Alagoas

Assessoria | 13/08/18 - 16h45
Divulgação

Considerada uma das cidades mais propícias para a pratica do triatlo, modalidade que reúne a natação, o ciclismo e a corrida de rua, Maceió receberá um novo evento, que promete mudar o cenário do esporte em Alagoas. O Circuito Ôxe de Triatlo foi lançado com calendário 2018 e projeto para o ano de 2019, oferecendo provas para crianças, iniciantes, até os mais experientes e tem inscrições abertas para a primeira prova, marcada para o dia 13 de outubro.

Passada a festa do IronMan 70.3 Alagoas, a organização do evento quer manter o embalo e a empolgação dos atletas para manter ativo a modalidade que nada, pedala e corre.

Idealizador do evento, Luiz Horário explica a ideia de criar o circuito, com destaque para o nome. “O nome do evento (Ôxe) foi escolhido porque é um nome curto, fácil de decorar, é bem regional e eu já tinha o registro da marca. Então foi uma somatória de coisas que levou a escolher esse nome para a prova”, afirmou.

Luiz ainda destacou o objetivo de promover uma prova que vai reunir diversas pessoas, de várias idades e com muitos objetivos, diferentes ou em comum. “Nossa intenção é aproveitar o momento, em que a cidade tem potencial para receber provas, mas que os atletas estão carentes de um calendário. Hoje em dia, pela falta de provas, as pessoas estão começando no triatlo e partindo diretamente para o IronMan (70.3), que é a única prova que temos. Acho muito interessante a gente seguir etapas e o Circuito Ôxe vaio proporcionar o cumprimento de fases para os atletas”, explicou.

O evento chegou para ficar e já divulgou confirmou duas provas para este ano, sendo a primeira no dia 13 de outubro e a segunda no dia 22 de dezembro. Mas para 2019, o calendário será ainda mais completo, com oito eventos, incluindo os “Super Circuitos”, que trazem provas Kids, Mini-Sprint, Sprint e Olímpico, além de provas de Duathlon, Aquathlon, Corrida de Rua e uma pontuação para Sprint e Olímpico, na qual os vencedores serão premiados.

Para a próxima temporada, a organização já iniciou conversas para a realização de provas, também, em outras cidades alagoas. Até o momento, a Barra de São Miguel no litoral sul e Porto de Pedras no litoral norte aparecem como candidatas.

A prova marcada para o dia 13 de outubro, já tem inscrições abertas, que podem ser feitas através do site oficial do evento: www.oxetriatlo.com, para as categorias Kids, (07 a 09 anos) 50mts Natação, 1km Ciclismo e 500mts Corrida; (10 a 12 anos) 100mts natação, 2km Ciclismo e 1km Corrida; (13 a 15 anos) 200mts Natação, 4km Ciclismo e 2km Corrida.

Para os jovens e adultos, haverá a prova do Mini-Sprint com 400mts Natação, 10km Ciclismo e 2,5km Corrida, o Sprint com 750mts Natação, 20km Ciclismo e 5km Corrida, além, do Olímpico com 1500mts Natação, 40km Ciclismo e 10km Corrida.