Concursos

Concurseiro iniciante? Professor dá dicas de como começar os estudos

Assim como em qualquer outro projeto, organização e planejamento são fatores fundamentais para você alcançar o êxito nos certames

19/09/18 - 15h56

Ser aprovado em um concurso público exige preparação a longo prazo. Assim como em qualquer outro projeto de vida, organização e planejamento são fatores fundamentais para você alcançar o êxito. Pensando nisso, o Metrópoles selecionou nesta quarta-feira (19/9) dicas do professor Gabriel Henrique Pinto.

“Se alguém quer começar na academia ou a correr no parque, deve comprar um bom tênis e aprender as melhores formas de fazer seus exercícios. Da mesma maneira, um cozinheiro precisa amolar suas facas antes de cozinhar, e o pescador deve preparar suas varas e anzóis. O mesmo ocorre com quem quer passar em um concurso público”, compara o especialista.

Gabriel Pinto também é coach de carreira e diretor da Central de Concursos. A seguir, ele lista cinco iniciativas para aqueles que desejam começar a estudar e alcançar a estabilidade.

1º passo
O primeiro passo para qualquer concurseiro é identificar qual é seu “concurso dos sonhos”. Leve em conta a atividade cotidiana naquele cargo, o local de trabalho e, claro, a remuneração. Você pode até prestar outras provas, mas foque aquela que estabeleceu como a melhor opção.

2º passo
Em segundo lugar, consiga ajuda. Sim, você precisará de professores. Pense o seguinte: o professor de um bom cursinho ensina todo o direito constitucional que aprendeu em cinco anos de faculdade em apenas 10 a 12 aulas. O mesmo raciocínio se aplica às demais matérias.

3º passo
O terceiro passo é adquirir o material didático adequado. Normalmente, as apostilas que os melhores cursinhos oferecem são suficientes – mas cuidado para não adquirir livros desatualizados! Antes de gastar o seu dinheiro, teste se você funciona melhor com aulas presenciais, videoaulas, materiais em PDF, livros, etc.

4º passo
Depois, estabeleça metas de estudo. Seja realista. Um corredor não tenta correr uma maratona nos primeiros dias de treinos. Portanto, não imagine que você irá conseguir estudar cinco horas direto, logo de início. Progrida devagar.

5º passo
O último passo é cumprir suas metas todos os dias e ter persistência. Estude bastante, faça exercícios, aguarde para ver o seu nome na lista de aprovados. Nem sempre você será aprovado no primeiro ou segundo certame, por isso é importante manter a organização e continuar tentando.