Polícia

DNA confirma que irmã de Sandra foi estuprada pelo tio, suspeito do sumiço da adolescente

13/11/19 - 13h05
Reprodução

Um homem de 38 anos foi preso nesta quarta (13) pelo estupro da sobrinha, uma menina de apenas 12 anos de idade, em Viçosa, após a conclusão de um exame de DNA feito pela Perícia Oficial. A menina engravidou e o exame foi feito a partir de material coletado do bebê e do acusado. Com isso, a polícia agora suspeita que ele tenha envolvimento no desaparecimento da irmã da garota, a adolescente Sandra Silva Melo de Morais, de 15 anos, ocorrido há quase quatro meses.

José Taciano da Silva, o acusado, é casado com uma tia das garotas e, de acordo com informações divulgadas pela polícia, estava tendo um relacionamento extraconjugal com a cunhada, mãe das meninas. Ainda segundo a polícia, a mãe sabia que o cunhado estuprava a própria filha e tentou atrapalhar as investigações.

Em depoimento à polícia, o suspeito contou que a menor havia descoberto o romance dele com a mãe e teria o obrigado a manter relações sexuais com ela, ao contrário disso, o relacionamento seria exposto aos familiares. José Taciano também contou que se envolvia com mãe e filha ao mesmo tempo e que as duas sabiam. 

A mãe das meninas, identificada como Ernestina Feitosa da Silva, já havia prestado depoimento à polícia e indicado que Emerson Feitosa de Mendonça como possível autor do crime contra a filha. Ele foi preso, mas após o resultado do exame de DNA, que não comprovou sua paternidade, acabou liberado.

A polícia entendeu que ela quis atrapalhar as investigações para proteger o suposto amante e deve ser ouvida novamente nos próximos dias. Ela é considerada suspeita de ser conivente com a violência praticada por José Taciano.

O desaparecimento de Sandra

Após ter confessado o abuso contra a irmã de Sandra, José Taciano se tornou o principal suspeito do desaparecimento da adolescente de 15 anos. "Como ele praticou o crime com a menor de 12 anos, ele também pode ter tentado ter relações com Sandra, que por ser mais velha, teria evitado. A gente deduz que ela não teria aceitado e ele pode ter sumido com ela", disse o chefe de serviço da CISP de Viçosa, Rosalvo Casado.

Ainda de acordo com ele, a adolescente pode ter sido assassinada por José Taciano ou ter sido mantida em cárcere privado. "A gente suspeita que ele a sequestrou, a estuprou e depois pode ter a matado, ou até deixada em cárcere privado", relatou.

Sandra saiu de casa, no sítio Pedra Redonda, zona rural do município de Viçosa, no dia 17 de julho, e não retornou mais. Ela estava com o aparelho celular, mas ele está desligado desde então. As investigações levaram a polícia a descarta a hipótese de Sandra ter sido retirada à força de casa ou sequestrada na porta.