Esporte

Educação Física e Núcleo de Robótica do Cesmac criam parcerias com clubes alagoanos

Assessoria | 21/03/19 - 15h16
Divulgação/Assessoria

O curso de Educação Física do Centro Universitário CESMAC, em parceria com o Núcleo de Robótica, está realizando visitas às estruturas dos dois principais clubes de futebol de Alagoas, CRB e CSA, na intenção de discutir a implantação de um projeto de acompanhamento junto às categorias de base e aos atletas profissionais.

O projeto consiste em preencher lacunas existentes nos clubes, principalmente nas categorias de base. O objetivo é realizar o monitoramento dos atletas em relação ao condicionamento físico, práticas alimentares e orientações nutricionais. A proposta é reunir não apenas o curso de Educação Física e o Núcleo de Robótica, mas também, todos os cursos da área de saúde que estão diretamente ligados com o bem-estar no esporte.

Além do acompanhamento dos atletas, o projeto tem por objetivo apresentar ferramentas de inovação que foram desenvolvidas pelo Núcleo de Robótica, como por exemplo o avaliador de velocidade a laser com sensores ultrassônicos e infravermelho. O atleta ao percorrer uma determinada distância e ultrapassar o laser, dispara o cronômetro automaticamente, trazendo assim, agilidade e otimização ao processo de avaliação.

“A criação dessa tecnologia beneficia diretamente os clubes alagoanos para que eles estejam mais preparados e estruturados perante às competições regionais e nacionais. O equipamento, que teve um baixo custo para instituição em relação à toda estrutura desenvolvida, permite que a equipe de preparadores físicos tenha melhores condições de avaliar o desempenho dos atletas enquanto eles estão sendo treinados”, afirmou o coordenador do Núcleo de Robótica, Prof. Mozart de Melo Alves Júnior.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Vitor Fabiano, “sabemos da importância da vida útil de um atleta, pois quanto maior o amparo dado, mais benefícios este atleta terá. Diante disso, nossa proposta é apresentar ferramentas que beneficiem tanto os atletas, quanto os clubes. Fazendo isso, o CESMAC reforça o seu compromisso de responsabilidade social e apresenta alternativas que possam melhorar a vida de pessoas do meio em que está inserido. ”

Os testes já foram iniciados com os atletas do Clube de Regatas Brasil (CRB). No Centro Sportivo Alagoano (CSA), as conversas estão avançadas e a expectativa é que os testes tenham início nos próximos dias.