Televisão

Em cerimônia no Rio, TV Pajuçara recebe Prêmio Anamatra de Direitos Humanos

Redação TNH1 | 19/09/18 - 14h33

A TV Pajuçara, afiliada da Record TV em Alagoas venceu mais um prêmio nacional. O repórter Thiago Correia recebeu nessa terça-feira, 18, o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2018.

A cerimônia aconteceu no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de presidentes das Amatras, magistrados de diversas Regiões, entre outras autoridades. Nesta 8ª edição, o Prêmio contou com o apoio da Amatra 1 (RJ).

Os jornalistas Esther Carvalho, Thiago Correia e José Pereira, da TV Pajuçara foram vencedores da subcategoria Televisão com a reportagem  “Casas de Farinha: o fim da tradição. O começo da escravidão”. O jornalista Thiago Correia participou da cerimônia, representando a equipe. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de presidentes das Amatras, magistrados de diversas Regiões, entre outras autoridades

Veja a reportagem nos vídeos abaixo: 

“Nossas escolhas acabaram por contemplar problemas sociais de urgente solução. Os trabalhos vencedores dão visibilidade à exploração do trabalho de pessoas que passam despercebidas”, destaca Montenegro. Especificamente em relação à categoria imprensa, o profissional destaca o interesse de seus colegas pelo tema. “Ainda temos jornalistas atentos ao humanismo no trabalho da imprensa”, analisa.

A premiação

O objetivo da premiação é valorizar ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas no Brasil que estejam comprometidas com a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2018 distribuiu um total de 60 mil reais. Além da premiação em dinheiro, o vencedor em cada categoria/subcategoria recebeu um troféu.

Ao abrir a solenidade, o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, lembrou que a defesa da valorização do trabalho humano e do respeito à cidadania é uma previsão estatutária da entidade. “Ter um prêmio de direitos humanos é ter também a consciência de que, infelizmente, estamos longe de um mundo digno de trabalho, como bem preconiza a nossa Constituição. O Brasil alimenta-se do trabalho escravo, ainda explora a suas crianças, adoece e mata seus empregados, discrimina as suas minorias... E essa luta é de todos nós juízes e juízas do trabalho, entidades, jornalistas, estudantes aqui presentes. São as boas práticas, como as que conheceremos um pouco mais nesta noite, que nos dão fôlego e esperança para seguirmos em frente”, disse. 

Confira todos os vencedores:

Imprensa

Subcategoria  Televisão:
Vencedor: Casas de Farinha: o fim da tradição. O começo da escravidão 
Veículo de Comunicação: TV Pajuçara (AL) – Record
Participantes: Esther Carvalho, Thiago Correia e José Pereira

Subcategoria Impresso: 
Vencedor: Impedidas: Machismo e violência no futebol 
Veículo de Comunicação: Diário de Pernambuco
Participante: Camila Correia Alves

Subcategoria   Fotografia:
Vencedor: A fome como herança
Veículo de Comunicação: Rede Gazeta
Participante: Marcelo Prest

CIDADÃ

Vencedor: Dança Cigana Inclusiva
Participante: Associação Cultural Namastê

PROGRAMA TJC

Vencedor: Rap “Quebrando as Correntes”
Participante: Maxwell Pereira dos Santos (Escola Estadual de Ensino Médio Japão)
Cidade: Porto Alegre (RS)

MENÇÕES HONROSAS

Imprensa/Subcategoria Impresso: 
Reportagem "Lobistas de banco, indústria e transportes estão por trás das emendas da reforma trabalhista"
Veículo de Comunicação: The Intercept Brasil
Participantes: Alline Magalhães, Breno Costa, Lúcio Lambranho e Reinaldo Chaves

Imprensa/Subcategoria TV:  

Reportagem "Exploradas" 
Veículo de Comunicação: Record TV
Participantes: Rosana Teixeira e equipe de produção

Cidadã

Projeto Direitos em cena: disseminando informações através da arte cinematográfica para o enfrentamento às violações de direitos humanos.
Participante: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos / SEJUDH)