Maceió

Em Maceió, presidente do INPI reafirma patentes como “elementos chave” para o desenvolvimento nacional

Presidente elogia debates do 8° ProspeCT&I

assessoria | 16/08/18 - 10h00
Luiz Otávio Pimentel, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. | Assessoria

O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, reafirmou em Maceió que as patentes são “elementos chave” na estratégia de desenvolvimento nacional. O presidente defendeu ainda, durante a abertura solene do 8º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT, que os temas do evento que está sendo realizado nesta semana na capital de Alagoas são fundamentais para a agenda nacional de economia, ciência e tecnologia.

"Quando nós tratamos das temáticas da prospecção tecnológica e da internacionalização das empresas e dos produtos brasileiros, temos um conjunto de temas muito importante, pois os documentos de patentes, que têm um grande volume tanto no Brasil como no exterior, trazem importantíssimas informações que são extremamente relevantes para quem quer colocar o seu produto no mercado internacional", afirmou o presidente do INPI.

Luiz Otávio Pimentel também elogiou o evento, ressaltando a qualidade dos debates, o perfil dos participantes e, principalmente, o caráter plural do debate e a participação de todos, sejam palestrantes, sejam pesquisadores inscritos no congresso. "Através de um encontro como este nós podemos, além de apresentar questões que acontecem no nosso cotidiano, ouvir quem está presente aqui no auditório, trocar experiências e esclarecer dúvidas, já que as patentes ainda são vistas com uma certa complexidade. Então, o debate é sempre muito rico e proveitoso"


Brasil e Patentes


Dados de agosto de 2018 do Boletim Mensal de Propriedade Industrial do INPI, publicação que fornece uma visão geral sobre os serviços prestados pelo Instituto no Brasil, indicam que em julho deste ano os pedidos de depósito de propriedade industrial totalizaram 2.161 patentes, 18.266 marcas, 505 desenhos industriais, 230 programas de computador, 98 contratos de tecnologia e 3 indicações geográficas. 

Em julho de 2018 os depósitos de pedidos de patentes alcançaram 2.161 pedidos, número que representa expansão de 2,0% em relação a julho de 2017 e redução de 9,0% em relação a junho de 2018. Com este resultado, o acumulado no ano foi para 15.735 pedidos de patentes, 4,7% menor do que os 16.513 pedidos apresentados em igual período do ano anterior.

Entre os 10 países que mais depositaram pedidos de patentes de invenção, estiveram os Estados Unidos (31%), Brasil (19%), Alemanha (8%), Japão (7%), França e Suíça (5% cada), Holanda (4%), Reino Unido e China (3% cada), e Itália (2%).

8° ProspeCT&I

Mesmo acontecendo desde a última segunda-feira (13), em Maceió, o 8° ProspeCT&I realizou abertura solene na noite desta quarta-feira (15). O Congresso também conta com programações paralelas nacionais como a Reunião Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste (Fortec) e o 5º Encontro das Pós-Graduações em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação. 

Na programação internacional, o evento traz também a Alagoas a reunião sobre internacionalização da temática com a Cátedra Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa/PROFNIT. Estruturado de maneira inovadora, reunindo cerca de 30 instituições nacionais e presente em 22 estados brasileiros, o PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação que oferece mestrado profissional em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação. A meta do Programa é formar mestres com conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, e para interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.