Geral

Enem: candidatos devem estar emocionalmente bem preparados

Conteúdo completo e união dos melhores professores fazem parte da programação do Previsão Contato 2018

24/09/18 - 08h00

Pergunte a qualquer aluno às vésperas do Enem qual o seu maior medo, e a resposta gira em torno de uma só palavra: nervosismo. Ele está no cerne do chegar atrasado no dia da prova, não conseguir se concentrar e aplicar todo o conteúdo estudado ao longo do ano. Essa também é a preocupação de muitos pais, diante do esforço de seus filhos e filhas. É por isso que o Previsão Contato traz para a revisão Enem 2018 um trio de peso: conteúdo completo em um só lugar, união da melhor equipe de professores e acompanhamento psicológico para os candidatos a uma vaga na universidade.

“Muitas pessoas não sabem que, quando você está nessa jornada, especialmente para Medicina, que é meu caso, não é só estudar que passa, uma série de fatores estão em jogo: ansiedade, cansaço, nervosismo, sendo que este último tem um papel muito grande nisso. Uma das coisas que ajudam a controlar é a realização de simulados, porque você vai treinando, se avaliando e vê que está bem, ganha segurança”, revela Bruna Albuquerque, 20 anos e aluna matriculada no Previsão Contato.

Já Carolina Arecippo, 16 anos, aluna do 3º ano do Colégio Contato e marinheira de primeira viagem de Enem, decidiu pelo Previsão para manter o alto nível ao qual está acostumada. “Foi uma decisão tomada junto com o meu pai de estudar em casa ao longo do ano e pegar uma revisão para dar aquela fixada nos assuntos. Ter os mesmos professores vai ajudar a manter o padrão, também. Somado a isso, o acompanhamento psicológico ajuda bastante, porque tem muita gente tendo crise de ansiedade por causa da pressão sobre o vestibular”, pondera a jovem, candidata ao curso de Fisioterapia.

A psicóloga Samyra Rebêlo, que atua no Previsão Contato, aponta que é essencial que os vestibulandos estejam seguros de si e de suas capacidades neste momento decisivo. “O preparo emocional é tão importante quanto o preparo cognitivo. Quando o aluno se prepara emocionalmente para o momento da prova, ele consegue evitar o famoso deu branco e as crises de ansiedade que podem aparecer. Por isso que é importante o autoconhecimento, sobretudo, para identificar seus medos, limites e suas próprias emoções. Defendo que esse acompanhamento psicológico seja feito ao longo do ano, concomitantemente ao treino do aluno nas questões e simulados”, ressalta a psicóloga.

INÍCIO DAS AULAS – O Previsão Contato 2018 começa no dia 1º de outubro, pela manhã e à noite, com seis semanas intensivas de aulas, simulados, laboratórios de redação, plantões tira-dúvidas e, claro, assistência psicológica aos jovens candidatos. Tudo isso será coroado com o ‘Plug-se’, uma espécie de aulão para revisão e descontração nas vésperas das duas provas do Enem, que serão aplicadas em 04 e 11 de novembro, respectivamente. As inscrições podem ser feitas nas unidades do pré-vestibular Jatiúca e Farol. Mais informações 3336-2775, 4009-5656 ou clicando neste link.