Maceió

Estabelecimentos são flagrados descumprindo decreto

As equipes fiscalizam as ruas para evitar a aglomeração de pessoas

Secom Maceió | 03/04/20 - 19h19
Secom Maceió

As equipes da força-tarefa integrada estão empenhadas na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais e estaduais, que suspenderam o atendimento ao público em estabelecimentos de comércio e de serviços não essenciais à população.

Além de verificar se esses locais estão cumprindo as determinações do decreto, são realizadas abordagens para orientar as pessoas encontradas em praias, quadras esportivas, ruas e praças municipais. Os decretos seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o isolamento social como barreira à proliferação do coronavírus.

Resultados do dia

O Disque-Denúncia recebeu 18 ligações. As regiões vistoriadas pelas rondas foram a Avenida Leste Oeste, Conjunto José da Silva Peixoto, Jacintinho, Conjunto José Tenório, Eustáquio Gomes, Cidade Universitária, Ponta da Terra, Pajuçara, Poço, Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, Osman Loureiro, Fernão Velho, Jatiuca, Ponta Verde, Cruz das Almas, Jacintinho, Piabas, Feitosa e orla marítima.

Foram fechados 16 estabelecimentos, entre eles uma casa de apostas e uma marcenaria, além de lanchonete, sorveteria, churrasquinho e salão de beleza. Duas das denúncias que chegaram não se confirmaram, elas eram referentes a um salão de beleza e uma barbearia, mas ao chegar nos locais a fiscalização constatou que estavam fechados.

“As aglomerações não podem acontecer, pois o coronavírus se propaga muito rapidamente. Muitas pessoas já estão cientes que devem permanecer em casa para evitar o contágio e nossas equipes estão nas ruas justamente para garantir o cumprimento dos decretos que trazem uma série de medidas de enfrentamento a esse tempo de emergência em saúde pública”, alerta o secretário-adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.

Participam da força tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)