Mundo

EUA consideram adotar novas sanções contra regime de Ortega na Nicarágua

19/07/18 - 22h30
Reprodução

O governo dos Estados Unidos não descarta aplicar novas sanções contra membros do governo de Daniel Ortega para frear a violência do regime na Nicarágua -onde cerca de 360 pessoas morreram desde abril, segundo a Associação Nicaraguense Pró-Direitos Humanos.

"Todas as cartas estão na mesa", afirmou o embaixador Todd Robinson, conselheiro para assuntos da América Central do Departamento de Estado, nesta quinta-feira (19).

Pelo menos três autoridades do governo de Ortega já tiveram bens e aplicações financeiras bloqueados nos EUA. O embaixador ainda instou outros países a fazer o mesmo.

"Isso é muito importante e efetivo para evitar que as autoridades nicaraguenses usem nosso sistema financeiro em seu benefício", disse Robinson. "Vamos seguir investigando e revisando nossa lista [de sanções]."

O governo dos EUA também já revogou e restringiu a concessão de vistos para membros do regime Ortega.

A ideia é coibir a violência do Estado contra manifestantes, que iniciaram os protestos por causa de uma reforma da Previdência, em abril, mas os intensificaram diante da repressão violenta do governo.

Robinson também rebateu as afirmações do governo de que a Nicarágua está sob a ameaça de um golpe de Estado arquitetado por grupos terroristas -como afirmou o representante do país na Organização dos Estados Americanos, nesta quarta (18).

"São civis, gente que está protestando contra ações de seu governo, e que tem o direito constitucional de fazê-lo", disse o conselheiro.

Ele afirmou que a posição dos EUA, um dos patrocinadores da resolução da OEA que critica a violência do governo, é a mesma da comunidade internacional, e negou intromissão no país.