Mundo

Explosão com carro-bomba mata ao menos 78 no Iraque

03/07/16 - 07h51

Um atentado suicida com um carro-bomba deixou ao menos 78 pessoas mortas e 160 feridas em Bagdá, no Iraque, neste domingo (3), informaram as autoridades policiais e médicas do País. O ataque tinha como alvo um shopping do bairro Karrada na capital iraquiana, muito frequentado pela população xiita. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

Centenas de crianças e famílias estavam nas ruas no momento da explosão, uma vez que aproveitavam o desjejum por causa do Ramadã. A explosão deste domingo foi a mais letal em um único ataque neste ano no Iraque.

Via comunicado espalhado nas redes sociais, o Estado Islâmico avisou que seu alvo era os muçulmanos xiitas da região. Em maio, a capital do Iraque foi alvo de uma série de explosões que matou ao menos 150 pessoas em uma semana.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os bombeiros ainda trabalham no local para resgatar feridos e retirar os corpos dos mortos. 

Outro atentado também foi cometido no Iraque neste domingo, deixando cinco mortos e 16 feridos. Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade do ataque até agora. 

Os ataques em Bagdá ocorrem apenas algumas semanas depois que as forças iraquianas declararam a extinção do Estado Islâmico da cidade de Falluja. Atualmente, de acordo com o governo iraquiano, o Estado Islâmico controla aproximadamente 14% do território do País.