Televisão

Facebook aumenta esforços de combate contra notícias falsas

21/06/18 - 18h17
Reprodução / Wired


O Facebook anunciou, nesta quinta-feira, 21, que está aumentando os seus esforços de combater as notícias falsas. A rede social afirma que está expandindo o programa de verificação de fatos para mais países e o teste de verificação do conteúdo de fotos e vídeos.

A empresa também está incluindo a identificação de conteúdos duplicados através de aprendizado de máquina, tomando medidas contra páginas e domínios que disseminam notícias falsas e melhorando a mensuração do trabalho interno e a transparência por meio de parcerias com acadêmicos.

“Durante o último ano e meio, temos trabalhado com afinco para combater notícias falsas por meio de uma combinação de tecnologia e análise humana, incluindo a remoção de contas falsas, parcerias com agências de checagem de fatos e a promoção de iniciativas de news literacy. Esse esforço nunca terminará e ainda temos muito a fazer”, disse a empresa em comunicado.

O Facebook ainda afirma que está trabalhando com uma comissão para desenvolver conjuntos de dados com privacidade protegida que incluirão uma amostra de links com os quais as pessoas se engajam no Facebook. Os acadêmicos selecionados pela comissão poderão estudar esses links para entender melhor os tipos de conteúdo que estão sendo compartilhados na plataforma.