Eleições 2018

Facebook inicia “sala de guerra” contra manipulação em eleições

Exame | 24/09/18 - 08h34
Pexels

Em um grande esforço para melhorar sua imagem, o Facebook vem lançando várias iniciativas para conter a disseminação de notícias falsas e impedir manipulações eleitorais, como aconteceu no pleito americano em 2016.

Agora, a novidade é uma “sala de guerra”, que entra em operação nesta segunda-feira (24). Construída entre dois prédios que são o coração da sede do Facebook, na Califórnia, a sala vai reunir profissionais de diversas áreas, como engenharia, políticas públicas e processamento de dados, e será equipada com painéis de controle que permitem monitorar atividades na plataforma. Por meio deles, a equipe poderá localizar, em tempo real, uma notícia falsa específica que esteja repercutindo, por exemplo.

Para se ter ideia da magnitude do projeto, Samidh Chakrabarti, diretor de eleições e compromisso cívico da empresa, afirmou que a iniciativa será “o maior esforço transversal de todos os departamentos que esta empresa já viu desde a passagem do computador para o celular”.

O Facebook está numa “campanha” para mostrar que mudou de postura em relação à segurança eleitoral. Em julho, lançou ferramentas para dar mais transparência às postagens de conteúdo eleitoral pagas, que agora mostram o CPF ou CNPJ do candidato ou partido que investiu dinheiro para impulsioná-las. As postagens também passaram a aparecer com os dizeres “propaganda eleitoral”. Depois dos EUA, o Brasil foi o segundo país no qual a ferramenta foi introduzida.

Na semana passada a empresa anunciou uma série de medidas que tem realizado para garantir a segurança eleitoral no Brasil. Entre elas: remoção de perfis falsos que se fazem passar por candidatos e de páginas criadas originalmente para fãs de música ou futebol, mas que alteraram seus nomes para apoiar diferentes presidenciáveis; eliminação de aplicativos que incentivavam o voto virtual e de fotos manipuladas de presidenciáveis com números de urna trocados para confundir eleitores.

Para uma rede social que se tornou antro de disseminação de notícias falsas e de formação de bolhas de conteúdo, os esforços por mais segurança e transparência são também uma estratégia para conter uma crescente insatisfação de seus usuários.