Meio Ambiente

"Faxina" na orla: voluntários recolhem lixo em praias de Maceió

TNH1 | 15/09/18 - 10h34
Recolhimento aconteceu no Dia Mundial da Limpeza das Praias | TNH1 / Letícia Cardoso

Manter a praia limpa deve ser uma prática de todos os dias, mas nem todas as pessoas levam essa ideia à risca. Por isso, entidades de proteção ao meio ambiente e órgãos públicos de Maceió decidiram aderir a mais uma edição do Clean Up Day, neste sábado (15), Dia Mundial da Limpeza nas Praias, para dar exemplo a quem frequenta a orla de Alagoas e de qualquer outro lugar do mundo.

Centenas de pessoas se reuniram em dois pontos na Capital, um no Posto 7, na Jatiúca, e outro na Balança de Peixe, na Ponta Verde, no início da manhã, para percorrer a praia recolhendo todo tipo de material que não deveria estar ali dividindo espaço com a natureza e colocando em risco a vida de espécies marinhas e da vegetação nativa.

Para Luana Santos, a ação foi uma oportunidade que ela teve de dar sua contribuição ao meio ambiente. "Eu vim e fiz a minha parte, mesmo que seja mínima, é a minha contribuição. Tendo em vista a quantidade de pessoas que realmente não têm essa consciência de conservar o meio ambiente para que nossos filhos, as gerações futuras possam desfrutar dele", defende.

Adultos e crianças participaram e passaram a manhã recolhendo o lixo, assim como ocorreu simultaneamente em 150 países. A ação é iniciativa do Instituto Biota de Conservação em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias municipais de Turismo (Semtur) e Desenvolvimento Sustentável (Semds) e da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH).

O Instituto Biota também montou tendas com exposição sobre os animais marinhos, onde foi possível ver de perto parte dos esqueletos desses bichos.