Carnaval

Galo da Madrugada reina absoluto no Sábado de Zé Pereira

JC Online | 22/02/20 - 18h52
Arnaldo Carvalho/JC Imagem

O Sábado de Zé Pereira, inegavelmente, é dele. Não há como contestar. Mais uma vez, o Galo da Madrugada reina soberano pelas ruas do Centro do Recife arrastando aproximadamente dois milhões de foliões – segundo estimativa da organização do bloco, definido como o maior do mundo.

A folia mais esperada e que abre o Carnaval de Pernambuco começou, pontualmente, às 9h, com uma explosão de fogos para anunciar que a alegria e o frevo – é claro – estavam oficialmente liberados. Ao som de mais de 30 atrações genuinamente pernambucanas – com convidados dos mais variados ritmos – e sob um sol forte, os foliões pulam e dançam para homenagear o 43º desfile do Galo da Madrugada e preservar, por mais um ano, a força da cultura pernambucana em todas as suas faces. A previsão é de que o desfile acabe às 18h30.

O tema deste ano é Xilogravura no Cordel do Frevo, que teve entre os homenageados o xilogravurista pernambucano J.Borges, que acompanha o desfile do camarote oficial do clube, na Praça Sérgio Loreto. Os outros homenageados são o coquista Galo Preto e a dupla de emboladores Caju e Castanha.

“Não perco o Galo da Madrugada por nada e esse ano ele teve um sabor especial porque o homenageado foi J.Borges. Sou de Bezerros também (município do Agreste de Pernambuco, terra natal do artista) e fiquei muito orgulhoso de vê-lo recebendo esse carinho. A xilogravura e o cordel são fortes exemplos da nossa cultura. Foi merecido demais”, comemorava o folião Marcos da Pousada, de Bezerros, que foi para o Carnaval fantasiado de barraca de cordel numa referência a J. Borges.

Batman e a Mulher Gato, assim como o X-Men Wolverine, também marcaram presença na folia para garantir a paz entre a multidão. De tão grande, a paixão pelo Galo da Madrugada fez até o Homem da Meia-Noite participar do desfile, personificado pelo psicólogo Raniere Brayner.

“Amo os carnavais de Olinda e do Recife e há 18 anos me fantasio de Homem da Meia-Noite. Venho para o Galo e, à meia-noite de hoje, estarei em Olinda para prestigiar o gigante. Dessa forma, unimos a folia das duas cidades”, afirma Raniere.

ATRAÇÕES

As atrações musicais, como sempre, fizeram a diferença no desfile do Galo da Madrugada. O gigantesco clube de máscaras colocar na rua 30 trios elétricos, puxados por artistas pernambucanos e nacionais. Alguns estreando, como Pablo Vittar, mas a maioria deles já acostumados a arrastar a multidão de foliões há muitos anos.

Uma das convidadas mais esperadas, Pablo Vittar era só emoção por participar primeira vez do Galo da Madrugada. “Estou muito feliz de estar nessa grande festa e ser recebida da forma como fui. Estava com muita expectativa para vir”, afirmou.

Michele Melo, rainha do brega, era pura emoção ao ver o estilo musical que representa estar presente no desfile. “É uma grande vitória. É impossível descrever a emoção de ver o brega ocupar o lugar que ele merece. E isso eu devo aos fãs”, comemorou.

Outro estreante no Galo, Marcelo Falcão (ex-Rappa) cantou com Elba Ramalho. "Recife me traz a energia de que preciso", destacou ele, pouco antes de cantar Pescador de Ilusões com Elba.

A baiana Margareth Menezes não conseguiu chegar a tempo para fazer um dueto com Nena Queiroga. Ela perdeu o vôo. Já o trio de Gerlane Lops quebrou, o que atrasou um pouco a apresentação dela. Mas o problema foi resolvido logo.

Embora o frevo tenha sido, mais uma vez, a língua dominante do Galo, o perfil eclético das atrações musicais confirma o caráter democrático do desfile. Do axé ao sertanejo, do samba ao brega funk, do passinho ao pagode, tem de tudo um pouco.