Alagoas

Governo de Alagoas autoriza construção de escola estadual em Cacimbinhas

Agência Alagoas | 11/08/20 - 19h35
Márcio Ferreira / Agência Alagoas

No Dia do Estudante, a educação de Cacimbinhas foi agraciada com a autorização para o início das obras de construção de uma escola estadual de nível médio no município, localizado no Agreste alagoano. A ordem de serviço foi assinada, nesta terça-feira (11), pelo governador Renan Filho e a secretária de Educação, Laura Souza. A obra faz parte do lote de 12 novas unidades de ensino anunciado na semana passada pelo Governo do Estado.

“Esse programa tem como objetivo fazer com que o aluno possa estudar com qualidade perto da sua casa, de ampliar a oferta de ensino e de abrir espaço para a implantação da educação em tempo integral”, afirmou Renan Filho.

Num investimento de cerca de R$ 4 milhões, a nova escola estadual de Cacimbinhas terá capacidade para atender 800 alunos. Será dotada de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, sala de informática, de grêmio e dos professores; além de laboratório, diretoria, coordenação, secretaria, refeitório, cozinha, banheiros, quadra coberta e campo society.

Atualmente, Cacimbinhas conta com uma escola da rede estadual, a Muniz Falcão, que atende 414 estudantes do município e cidades vizinhas. São 190 alunos no turno matutino e 224 no vespertino. A unidade possui apenas cinco salas de aula, um pátio pequeno, cozinha, sala dos professores e secretaria.

Segundo a secretária Laura Souza, a nova unidade vai absorver os estudantes da Escola Estadual Muniz Falcão e ampliar a oferta de ensino no município.

“A escola tem capacidade para atender até 800 alunos. Como em Cacimbinhas nossa meta de atendimento é de cerca de 400 estudantes, a gente espera que essa nova escola possa atender no regime integral a partir do ano letivo de 2022, que é um modelo muito bem sucedido e que vem apresentando resultados muito positivos no IDEB e no ENEM”, comentou Laura Souza. Alagoas já possui 62 escolas que funcionam em tempo integral.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e foi prestigiada pelo prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley; pelo vice-governador, Luciano Barbosa; pelo deputado federal Isnaldo Bulhões; e pelo médico e ex-vice-governador José Wanderley.

O cardiologista foi aluno da Escola Estadual Muniz Falcão e agradeceu ao governador pela nova estrutura, destacando a importância da educação para formação profissional e cidadã.

“Paulo Freire dizia que a educação não muda o mundo, muda as pessoas e as pessoas é que mudam o mundo. Fico muito feliz porque foi nessa escola em que eu comecei a minha vida e, modestamente, tenho tentado mudar o mundo na minha atividade profissional”, declarou José Wanderley, pai do prefeito de Cacimbinhas.

“Esse é um momento de muita emoção para mim e para todo o município. A Escola Muniz Falcão tem 60 anos de existência, já formou centenas de profissionais para o mercado de trabalho, dentre eles o meu pai, doutor Wanderley, que era um dos que mais me cobravam o início dessa obra”, recordou o prefeito.

Na semana passada, o governador e a secretária de Educação assinaram a ordem de serviço para a construção de uma escola estadual em Flexeiras. Depois de Cacimbinhas, outros onze municípios serão contemplados com novas unidades, cujas autorizações serão dadas em breve. São eles: Jequiá da Praia, Campo Grande, Roteiro, Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Porto Real do Colégio, Maragogi, Olho D’Água do Casado, Pilar e Rio Largo.