Alagoas

Homens flagrados com cerca de 800 aves terão que pagar um milhão de reais em multas

As aves estavam em caixas, escondidas no banco do passageiro e no porta-malas de um veículo

TNH1 com Assessoria PRF AL | 18/09/20 - 18h52
Assessoria PRF AL

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta sexta-feira (18), cerca de oitocentas aves silvestres e dois homens foram presos. O flagrante ocorreu durante fiscalização ostensiva no km 26 da BR 423, em Canapi/AL.

Passava de meia noite, quando os policiais rodoviários federais fiscalizavam o trecho e deram ordem de parada a um veículo Jeep/Renegade, de cor cinza, com dois ocupantes.

Após a abordagem, os agentes realizaram os procedimentos de verificação pessoal e fizeram uma busca no veículo, onde encontraram 800 aves silvestres em caixas inapropriadas cobertas com pano no Banco de trás e no porta-malas.

Questionados sobre a procedência dos pássaros, os homens alegaram ter comprado para revender na feira de Caruaru-PE. Em consulta aos sistemas, os PRF’s constataram que o veículo tinha o registro de apropriação indébita, emitido no dia 04/05/2018, em Fortaleza-CE.

Veja o vídeo do flagrante:

Diante dos fatos, os homens foram encaminhados – junto com as aves e o veículo – à Delegacia de Polícia Civil de Batalha/AL , para os procedimentos cabíveis. Eles deverão responder por crime ambiental (art. 29 da Lei nº 9.605/98) e por apropriação indébita (art. 168 do CP)

No fim da tarde desta sexta-feira (18), o IBAMA informou que aplicará 2 multas para cada envolvido, totalizando um  valor de R$ 1.056.250,00 para cada. Os Autos de Infração aplicados são pelo transporte de animais silvestres nativos sem autorização e pelos maus-tratos.

No total, deram entrada no Ibama 264 pássaros da espécie Galo-da-campina (Paroaria dominicana), sendo 16 em óbito; 41 Cancões (Cyanocorax cyanopogon); 12 Corrupiões (Icterus jamacaii), sendo 3 em óbito; 49 Azulões (Cyanoloxia brissonii), mas um fugiu. Ainda foram apreendidos 297 Papa-capim (Sporophila nigricollis), sendo que 32 morreram e 2 fugiram; 32 Periquito-rei (Eupsittula aurea), sendo um morto; e 20 Jabuti (Chelonoidis carbonaria).