Maceió

Hortas e pomares urbanos minimizam pontos de lixo em Maceió

Secom Maceió | 21/08/18 - 15h40
Pomar Urbano em Maceió | Secom Maceió

O descarte irregular de lixo é um dos principais problemas urbanos quando o assunto em questão é a degradação de áreas verdes em Maceió. Para minimizar a situação, algumas medidas adotadas pela Prefeitura com o apoio da população têm refletido de forma positiva e mudado a realidade em bairros da capital. As hortas e pomares urbanos, por exemplo, transformaram áreas antes tomadas por resíduos domiciliares e metralha da construção civil em terrenos no Benedito Bentes, Grota da Moenda, Cambuci, Eustáquio Gomes e Jatiúca.

A ocupação de áreas públicas com projetos baseados nos princípios da agricultura urbana é realidade em diversos países e também em capitais brasileiras, segundo cita o prefeito Rui Palmeira. Entre os benefícios, o gestor ressalta que as hortas e pomares colaboram de forma educativa, visto que acaba com o descarte de resíduos nos locais em que as hortaliças e árvores frutíferas são cultivadas, além de gerar alimentos seguros e livres de agrotóxicos.  

“Sabemos que o descarte de lixo ainda é um problema recorrente, mas há uma mobilização estimulada pela Prefeitura que sinaliza uma mudança cultural em relação a isto por conta da adesão da população. As hortas e pomares urbanos são experiências bem sucedidas em países como a Alemanha, Argentina, Cuba e Inglaterra. No Brasil, bons exemplos podem ser vistos em cidades como São Paulo, Fortaleza, Recife e Brasília, além de Maceió, onde este tipo de cultivo tem sido realidade desde o ano passado”, comenta o prefeito.

As hortas e pomares urbanos da capital são projetos coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que contabiliza nove espaços estruturados. O titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, explica que os projetos foram iniciados para recuperar áreas degradadas pelo descarte de lixo, contando com o apoio dos próprios cidadãos. Um ano após o início dos cultivos, o secretário avalia que as iniciativas obtiveram êxito e atribui o sucesso ao engajamento entre o poder público e a população.

Secom Maceió

“O cuidado com a cidade é uma responsabilidade de todos. Deixar Maceió bem cuidada é um trabalho que deve ser compartilhado, unindo a população e a Prefeitura. E é justamente isto que temos priorizado nas ações para a manutenção de áreas públicas, como é o caso das hortas e pomares, por isso obtivemos êxito. O descarte irregular de lixo persiste, infelizmente por uma questão cultural, mas começamos a conscientizar os maceioenses por meio de ações de educação ambiental que têm instigado o engajamento do cidadão nos cuidados com a capital”, disse Torres ao falar sobre o andamento dos projetos nas áreas já contempladas.

Segundo o secretário, a implantação das hortas e pomares pode ser solicitada à Semds. Para isso, ele explica que o interessado na adesão aos projetos deve procurar a sede da pasta, que fica situada na Rua Marquês de Abrantes, no bairro Bebedouro, onde funciona das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira. Após a solicitação, um técnico em agronomia é encaminhado ao local sugerido para avaliar a viabilidade e dar os encaminhamentos à estruturação dos espaços.

A participação da Prefeitura envolve o recebimento dos pedidos de implantação das hortas, a avaliação técnicas da área, oficina para implantação dos canteiros e ações de educação ambiental com os moradores. Além disso, a limpeza e a roçagem do terreno, suporte para estruturação e doações das primeiras mudas também fazem parte da assistência dada pelo poder municipal.