Alagoas

Hospital Regional da Mata será entregue para atendimento geral, afirma Renan Filho

Agência Alagoas | 25/09/20 - 14h24
Igor Nascimento / Agência Alagoas

O governador Renan Filho anunciou que o Hospital Regional da Mata, erguido em União dos Palmares, entrará em funcionamento para o uso geral e não somente voltado ao atendimento de casos da Covid-19. O equipamento, em fase final de instalação, será entregue à população no dia 5 de outubro. O investimento é de R$ 32,3 milhões. A unidade terá o seu fluxo de atendimento como porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

“O Hospital Regional da Mata já vai ser entregue para o uso completo. Ele não vai ser entregue somente para Covid. Então, no dia 5 de outubro, vamos entregá-lo já para atender todo cidadão alagoano que precisar de atendimento em saúde”, disse Renan Filho, ao se referir ao perfil assistencial da unidade de saúde.

O Hospital Metropolitano, em Maceió; e o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, foram entregues antecipadamente e de forma emergencial pelo Governo do Estado no esforço de enfrentamento à pandemia em Alagoas. Os novos equipamentos entraram em funcionamento para atender, exclusivamente, casos da Covid-19. Eles terão o perfil assistencial normalizado à medida que a pandemia for perdendo força.

“Eu espero, se a Covid seguir o comportamento (de queda) que tem tido durante as últimas semanas, já no meio de outubro entregar o Hospital Metropolitano 100% para a população de Alagoas para atender a todos que precisam de cirurgias, de internamento, de exames específicos, sofisticados”, planeja o governador.

Perfil assistencial

Nessa quinta-feira (24), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou aos secretários municipais de saúde o perfil assistencial do Hospital Regional da Mata. A unidade será porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

“É muito importante a entrega do Hospital Regional da Mata, que contará com modernos equipamentos. A unidade chega num momento muito significativo e beneficiará em torno de 150 a 200 mil pessoas daquela região”, pontuou Ayres.

Além da urgência e emergência, o Hospital Regional da Mata contará com unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e ambulatórios. No centro de diagnóstico haverá laboratório funcionando 24 horas, tomografia computadorizada, Raios X e ultrassonografia abdominal total.

Já os ambulatórios terão as especialidades nas áreas vascular, ginecologia, clínica médica e cirurgia geral. Em relação às unidades de internação, serão 30 leitos clínicos, 27 leitos para cirurgias, 18 leitos para obstetrícia e dez leitos para pediatria. O centro cirúrgico contará com quatro salas e sete leitos de recuperação anestésica.