Alagoas

Hospital Regional do Norte abre as portas para casos da Covid-19 nesta terça-feira (07)

Agência Alagoas | 06/07/20 - 13h31
Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram, na manhã desta segunda-feira (06), o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. O equipamento abre a partir das 7h desta terça-feira (07) para atender, inicialmente, casos suspeitos e confirmados de Covid-19, e vai beneficiar uma população de mais de 166 mil habitantes de nove municípios que compõem a 2ª Região de Saúde.

Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) também foi entregue pelo governador e o secretário de Saúde. A UTI Móvel ficará à disposição da Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Calvo para o combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

"Esse é o maior investimento em saúde pública da história dessa região, que vai estruturar todo o atendimento à população dos municípios do Norte de Alagoas", afirmou Renan Filho. O governador recordou que a entrega do Hospital Regional do Norte estava prevista para agosto, mas foi antecipada de forma emergencial em decorrência da pandemia.

"Com o vencimento da pandemia, que ocorrerá num curto espaço de tempo – com a colaboração de todos –, esse hospital vai ser utilizado para cuidar de todos os problemas de saúde da população", explicou.

O equipamento tem capacidade para 123 leitos. Foram investidos R$ 30,7 milhões, recursos do Tesouro Estadual. Neste primeiro momento, serão abertos 60 leitos, sendo 50 clínicos e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), todos destinados exclusivamente aos casos de Covid-19. Renan Filho agradeceu ao governo federal pelo envio dos respiradores, que possibilitaram a abertura dos leitos de UTI do Hospital Regional do Norte.

"Somente no último mês, 129 pacientes dessa região foram levados para Maceió para tratar Covid-19. Quarenta e dois deles tiveram de ser transferidos para um leito de UTI. Agora poderão ser tratados aqui mesmo em Porto Calvo", observou Renan Filho.

O secretário Alexandre Ayres informou que o Hospital Regional do Norte vai gerar, inicialmente, cerca de 500 empregos. "Fizemos um chamamento público, que já está divulgado no site da Secretaria de Saúde, para contratar, inicialmente, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Contratamos emergencialmente outros profissionais para as demais categorias para que a gente antecipasse essa reabertura. Serão 500 profissionais que vão estar na linha de frente do combate à Covid-19", disse Ayres.

Ele lembrou, ainda, que a construção do Hospital Regional preenche o vazio assistencial que existia no Norte de Alagoas, na realização de diagnósticos de média complexidade. Os serviços ofertados pelo novo equipamento vão aproximar a Assistência Básica de Saúde da Atenção Especializada, possibilitando o diagnóstico e tratamento em tempo oportuno e o mais próximo possível do cidadão. Antes, os pacientes tinham de ser transferidos a Maceió, sobrecarregando o sistema hospitalar da capital.

Quando estiver em pleno funcionamento, o Hospital Regional do Norte vai ofertar 123 leitos em Clinica Médica; Pediátrica; UCI Neonatal; UCI Canguru; UTI Adulto; Obstétrica e Cirúrgica. O equipamento está implantado numa área com 11.320 m², e de forma geral atenderá diretamente a uma população estimada em 166.048 habitantes dos municípios de Porto Calvo, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

O governador anunciou, ainda, um plano de reestruturação dos hospitais municipais da região Norte, com a destinação de R$ 2 milhões a cada unidade hospitalar. Os recursos serão utilizados na melhoria da estrutura física, na compra de ambulâncias e de equipamentos. Os projetos devem ser feitos pelos municípios e submetidos à análise da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para aprovação. "A mudança na saúde pública do Norte de Alagoas será geral", garantiu Renan Filho.

O prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, destacou a importância do equipamento: "Hoje é um dia muito feliz para Porto Calvo e para toda a população da região Norte. O governador garantiu e realizou esse sonho, que muita gente achou que não seria possível".

Regional da Mata – Renan Filho anunciou para o dia 29 de setembro a entrega do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, construído nos moldes do Regional do Norte. "Ele será o quarto hospital em Alagoas entregue em um ano pelo Governo do Estado", lembrou, citando as entregas do Hospital da Mulher, em setembro de 2019; do Metropolitano, em maio deste ano; e do Regional do Norte, nesta segunda-feira (06).