Alagoas

Ibope explica como vai medir nível de imunização da população em Maceió e Arapiraca nesta quarta

TNH1 com TV Pajuçara | 03/06/20 - 08h29
Claudio Vieira/PMSJC

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) está medindo o nível de imunização da população para identificar de que forma o coronavírus se propaga por todo o Brasil. Nesta quarta-feira, 3, Maceió e Arapiraca vão receber os pesquisadores para a conclusão desta fase do estudo.

Márcia Cavallari Nunes, atual CEO do Ibope Inteligência, concedeu entrevista por vídeo, nessa terça-feira (2), ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, e destacou que a pesquisa é de grande importância para medidas e ações tomadas para o enfrentamento da pandemia. Ela também deu detalhes de como será feito o procedimento.

"Em cada uma das cidades será realizada 250 entrevistas com a aplicação de 250 testes rápidos em relação ao coronavírus. Esse teste permite a estimar qual a proporção da população que já tem anticorpos em relação ao vírus", disse.

Márcia afirmou ainda que os entrevistadores vão usar equipamentos de proteção individual para preservar tanto a saúde deles quanto do entrevistado. "Eles vão trocar o equipamento entre uma casa e outra, higieniza com álcool gel, o óculos também, tudo vai ser higienizado. A partir da casa seguinte, ele [o entrevistador] vai estar com um novo equipamento", revelou para tranquilizar os moradores.

O apresentador Edson Moura lembrou que pesquisadores sofreram retaliações por serem vítimas de notícias falsas em cidades do Brasil. Para esta etapa, Márcia afirmou que as esferas do governo estão alinhadas para que a população tenha ciência da entrevista.

"A pesquisa está sendo feita em três etapas. Na primeira etapa tivemos problemas em algumas cidades, muito por circulação de fake news, dizendo que não era uma pesquisa verdadeira, que era golpe para assalto, e isso fez com que a população acionasse a polícia. Alguns entrevistadores foram presos para esclarecimentos e os equipamentos apreendidos. Com isso, não conseguimos concluir todas as entrevistas", 

"Já nesta segunda etapa tivemos uma atuação maior do Ministério da Saúde, que enviou ofício para as prefeituras, para os secretários de saúde, informando sobre a pesquisa. O Ministério está financiando o estudo. Assim todas as esferas do governo ficam alinhadas e todos os entrevistadores não deverão ter problemas na realização da pesquisa", finalizou.

Sobre as localizações visitadas, a CEO do Ibope Inteligência afirmou que 25 setores de cada cidade serão percorridos pelos entrevistadores.

Assista na íntegra: