Alagoas

Ifal Maceió oferece terapia de acupuntura auricular para a comunidade acadêmica

Ascom Ifal | 22/05/19 - 15h31
Divulgação

Tratamento de dores físicas e emocionais, sem efeitos colaterais e sem contra-indicação: O Setor Médico do Ifal Campus Maceió traz uma novidade que mescla conhecimentos da medicina alternativa, reflexologia e psicologia, para melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica: É a auriculoterapia, ou acupuntura auricular, serviço ofertado no Setor Médico do campus às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h às 18h30.

A Auriculoterapia ou acupuntura auricular é uma forma de medicina alternativa baseada no entendimento de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um micro-sistema em que todo o corpo é representado por um mapa. A técnica de Enfermagem Adriane Duarte Amorim Costa, responsável pela aplicação da terapia no Setor Médico do Ifal Campus Maceió, informa explica que a acupuntura auricular trata problemas de saúde física, mental ou emocional, exclusivamente mediante estimulação de pontos específicos da superfície da orelha com sementes de mostarda, que são fixadas à orelha do paciente e estimuladas em horários específicos. “As sementes de mostarda são utilizadas por sua eficácia,baixo custo e alto beneficio. Ela traz os mesmos benefícios de uma estimulação com esfera de ouro, prata ou cristal, só que é bem mais barata e acessível de forma gratuita para toda a comunidade acadêmica”, destaca a técnica de Enfermagem.

O “mapa” auricular é semelhante aos mapas de outras partes do corpo usados em práticas de reflexologia, que associam as terminações auriculares a determinados pontos e sistemas do corpo humano. Quando estimulados durante as sessões e ao longo do tratamento, sintomas de problemas físicos como cefaleia e enxaqueca, dores de coluna, dores musculares e cólicas menstruais praticamente desaparecem. É o que relata a aluna do Ifal Maceió Vyvyan Rhaylla Lopes Pereira, de 17 anos, aluna do curso de Eletrotécnica. Diagnosticada desde a infância com Fibromialgia (doença crônica caracterizada por dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, fadiga e cansaço durante o dia, sono prejudicado, problemas cognitivos e alteração da memória) e escoliose, Vyvyan encontrou na auriculoterapia um tratamento complementar para alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida. A terapia complementar, quando aplicada com disciplina e periodicidade, proporciona ganhos para a saúde do paciente.

Vyvyan relata que conheceu a auriculoacupuntura quando teve uma crise de dores musculares e de coluna. “Tenho fibromialgia e escoliose, e um dia, aqui no campus, eu caí. Sentia muita dor e estava passando mal. Fui atendida pelo Setor Médico. Foi ali que eu conheci esse tratamento. A técnica de Enfermagem me explicou quais seriam os procedimentos e benefícios, começamos a terapia e já na primeira sessão senti as vantagens. Passei quatro dias com as sementes na orelha e foi na semana em que eu menos tomei remédios porque, com o estímulo em casa, eu já sentia menos dor”, relata a estudante. Vyvyan aperta os pontos estimulados pelas sementes de mostarda por trinta segundos, três vezes ao dia: antes das principais refeições e antes de dormir. Com algumas semanas de tratamento, a paciente revela o alívio das dores e da ansiedade. “É uma melhora significativa, física e emocional. Se meu sentimental estiver fraco, meu corpo todinho sente a dor. E este tratamento reduziu até o meu uso de remédios”, destaca.

TRATAMENTO COMPLEMENTAR

A técnica de enfermagem Adriane Duarte Amorim Costa destaca que, embora a auriculoacupuntura seja uma terapia muito eficiente, ela não dispensa os tratamentos tradicionais para as patologias, sejam elas físicas ou emocionais. “Temos uma terapia muito eficiente que proporciona a melhora sintomas físicos até de doenças emocionais, como ansiedade, estress, insônia, depressão, síndrome do pânico. É um tratamento muito eficiente principalmente para o sistema nervoso e para o músculo esquelético. É uma terapia complementar que não deve ser utilizada de forma isolada, mas como um reforço para os tratamentos convencionais já utilizados pelos pacientes”, reforça a profissional.

TERAPIA MULTIDISCIPLINAR

A auriculoterapia ou acupuntura auricular é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1990, que a partir de 2006 difundiu-se no Brasil, quando passou a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como um tratamento resultante de práticas integrativas e multidisciplinares, por reunir conhecimentos de saúde em diversas áreas. O tratamento, que dispensa agulhas e medicamentos e não provoca efeitos colaterais, é complementar a atividade de outros profissionais de saúde como médicos de diferentes especialidades, enfermeiros e técnicos de enfermagem, educador físico, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e fisioterapeuta.

EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM TAMBÉM ESTA TERAPIA!

No Ifal Maceió, qualquer aluno, servidor ou trabalhador terceirizado do Campus pode aderir à técnica. Basta comparecer ao Setor Médico às segundas, quartas, quintas ou sextas-feiras, das 13h às 18h30, para fazer uma anamnese (uma análise médica na qual a técnica de enfermagem avalia o quadro de saúde do paciente). Após a análise, são marcadas as sessões de auriculoterapia. A técnica já é oferecida em vários campi do Ifal, com trinta profissionais capacitados para a aplicação.

Para saber mais, entre em contato com o Setor Médico pelo número 2126-7062.