Alagoas

Incêndio destrói Casa de Ranquines, em Penedo; campanha busca reconstruir

Redação TNH1 | 05/07/20 - 16h06

Uma troca de um botijão de gás, na tarde desse sábado, 4, provocou um incêndio de grandes proporções, na Casa de Ranquines, em Penedo, Região Sul de Alagoas.

Segundo um áudio que circula nas redes sociais, de autoria do frei José Maria, o incêndio começou pro volta das 16h30 e só foi controlado às 19h. A Casa de Ranquines tem como sede o antigo Seminário de Penedo. O Incêndio destruiu pelo menos metade do prédio.

"Foi uma fatalidade, graças a Deus, os irmãos, os voluntários, o grupo de jovem que aqui estava, estão todos bem, não aconteceu nada com ninguém", disse o frei José Maria. "A primeira coisa que eu fiz foi passar na capela, recolhi a imagem de Jesus no Santíssimo Sacramento, segurei debaixo do escapulário e sair de casa", relata o religioso.

Segundo ele, os danos foram grandes. "A metade da casa toda incendiou, nós perdemos tudo da cozinha, geladeira, freezer, micro-ondas, fogão industrial, fogão tradicional, liquidificador, batedeira, tudo tudo foi perdido"

Ainda de acordo com ele, o fogo se alastrou para um dormitório onde tinham 13 beliches, todas com colchões, além de alimentos para pessoas em situação de rua, que estavam sendo distribuídos durante a pandemia. Tudo foi consumido pelo fogo. O Incêncio ainda atingiu, outros cômodos e o banheiro da casa.

Uma campanha fá foi iniciada para a reconstrução da Casa de Ranquines em Penedo.