Televisão

Irritação com pequenos ruídos pode ser misofonia

Saiba mais sobre a síndrome que acomete 3% da população mundial e faz com que barulhos comuns de mastigação ou tamborilar de dedos na mesa sejam insuportáveis

Record TV | 14/09/18 - 08h33
Record TV

Que tipo de ruído te causa desconforto? Pessoas mastigando, sugando líquido pelo canudo, o tamborilar dos dedos na mesa? Para 3% da população mundial, esses pequenos barulhos são insuportáveis e provocam irritação e ansiedade, o que é chamado de misofonia.

Quem sofre com a síndrome não consegue tolerar os ruídos comuns em qualquer ambiente. Isso acontece por que, em meio a tantos barulhos do dia a dia, é como se o cérebro selecionasse apenas um som e o valorizasse, a ponto de enlouquecer a pessoa.

O processo envolve a área auditiva, o sistema límbico, que é o centro das emoções, e a área pré-frontal, responsável pela atenção. “Quem tem misofonia, tem uma conexão de neurônios muito mais forte e rápida entre o que entra, o jeito que reage e o fato de focar a atenção só naquele som e não conseguir fazer as outras tarefas", explica a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez.

A médica enfatiza que não basta apenas não gostar de um som para ter misofonia, é preciso sofrer com o ruído, a ponto de não conseguir estar perto. Geralmente, os pacientes reagem com irritação e ansiedade.

"Você consegue se perceber vendo que a maioria das pessoas lida de forma mais natural com aquele som e, para você, é recorrente um processo de irritação ou agitação perante a isso", diz o psicoterapeuta e neurocientista Cesar Bueno.

A síndrome é genética e pode aparecer em qualquer momento da vida. Assim que observar as reações exageradas, o paciente deve procurar a ajuda de um especialista. A boa notícia é que a misofonia tem cura.

O tratamento pode ser feito com terapias que treinam o cérebro a ficar calmo diante de situações que causam irritação, ou com medicamentos, dependendo do caso de misofonia.

Observar as próprias reações e programar o cérebro para mudar o foco diante de algum som irritante são comportamentos que podem ajudar a evitar o estresse diante dos ruídos. Para assistir às matérias do Hoje Em Dia, acesse Playplus.com.