Alagoas

IX Encontro Estadual de Adoção será realizado com transmissões ao vivo pelo Instagram

Ascom TJ-AL | 25/05/20 - 14h37
Arte / Clara Almeida / TJ-AL

Nesta segunda-feira, 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Para debater o tema e esclarecer dúvidas de pessoas interessadas em adotar ou apadrinhar, o Judiciário de Alagoas promoverá o IX Encontro Estadual de Adoção. Diferente dos anos anteriores, em que o evento foi presencial, a edição de 2020 será toda virtual e ocorrerá por meio de lives no Instagram do Tribunal de Justiça.

Às 15h, a juíza Fátima Pirauá, coordenadora estadual da infância e juventude do TJAL, falará sobre os desafios da adoção tardia em Alagoas. O casal Ivan e Andrew, que adotou o pequeno Felipe em 2013, participará conversando sobre adoção homoafetiva. Já a psicóloga Fátima Malta, da 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude, debaterá sobre grupos de apoio à adoção.

Às 16h, a juíza Soraya Maranhão conversa com o público sobre o projeto "Mãe Consciente", que busca orientar mulheres que desejam entregar seus filhos recém-nascidos para adoção. Já a magistrada Emanuela Porangaba falará sobre adoções nas comarcas de Murici e Branquinha. O casal Marina e Daniel, que teve a vida transformada há pouco mais de um ano com a adoção de três crianças, também participa da discussão.

O público vai poder acompanhar e fazer perguntas pelos comentários do Instagram. As lives ficarão, depois, disponíveis no IGTV do Tribunal. A iniciativa é da Diretoria de Comunicação (Dicom) e da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJAL (CEIJ). 

Ação com todos os Tribunais

Também na segunda-feira (25), para celebrar a data, haverá uma ação conjunta envolvendo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os TJs. Às 12h30, o CNJ inicia live sobre o Cadastro Nacional de Adoção. A partir das 13h, as Cortes de Justiça farão lives entre si e cada uma discutirá determinado assunto envolvendo adoção. A participação do TJAL será às 14h, com a juíza Fátima Pirauá falando sobre os desafios da adoção tardia em Alagoas.