Mercado de Trabalho

Jovens, adultos, pais e mães de família: quem entrou na "fila do emprego" em Maceió?

Larissa Costa | 16/08/18 - 12h18

Mãe e filha, na mesma fila, a procura de um emprego; um ex-catador de sururu que hoje é músico, mas com formação em diversos cursos técnicos; pai de 40 anos e, há três, sem um trabalho formal. Esses perfis estão entre os 13 milhões de brasileiros desempregados, e parte deles estiveram em uma fila quilométrica de 3 mil pessoas que buscavam uma vaga na Feira da Empregabilidade, realizada nesta quinta-feira (16), no bairro do Farol, em Maceió.

Matheus Félix da Silva, 18, é um deles. Jovem, polivalente, nascido no município de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió, ele passou a infância e parte da adolescência ajudando os pais a catar sururu e, segundo amigos próximos, sempre foi o mais "pra frente" da família. Como músico, ele diz que canta, toca violão e trompete, e o amigo que o acompanhava hoje na fila dos desempregados garante o talento do garoto para as artes.

Matheus Félix da Silva, 18, é músico e já ajudou os pais catando sururu (Crédito: Larissa Costa/ TNH1)

Mas a versatilidade de Matheus vai mais além. Ele tem curso técnico de informática, de operador de caixa, encanador hidráulico e assistente administrativo – o que lhe dá mais uma atribuição importante para quem busca a primeira oportunidade de trabalho: esforço e capacitação.

“Eu cheguei aqui às 5h e ainda estou com a ficha aguardando ser atendido. A oportunidade que espero é que seja relacionada ao que tenho capacitação”, explicou.

Mãe e filha concorrem a duas das 250 vagas da feira

Mãe e filha juntas com destino a uma possível vaga de trabalho (Crédito: Larissa Costa)

A também jovem de 18 anos, Adryely Kelly do Carmo Reis, está em busca do primeiro emprego com carteira assinada, mas ressalta que já fez 'bicos' como vendedora. E é nessa área que pretende atuar caso seja uma das 250 contempladas com as vagas disponíveis na feira. A Adriely não estava sozinha na fila. Sua mãe, Adenize Silva Reis, 33, está desempregada e busca uma oportunidade de trabalho fixo.

“Eu preciso muito de uma oportunidade. Além de Adryely, tenho mais dois filhos em casa, inclusive uma bebê. As duas tentando, as chances duplicam de conseguirmos aumentar a renda em casa”, disse.

"Nunca me vi há tanto tempo desempregado", conta candidato

José está desempregado há três anos e tem um filho de 15 (Crédito: Larissa Costa)

Insatisfeito com o cenário da política atual, o José Cristiano Correia de Oliveira, 43 anos, está desempregado há três anos, com um filho de 15 anos que depende dele.

“Eu nunca me vi numa situação dessas, há tanto tempo desempregado. As coisas precisam melhorar nesse país, e a mudança de governo é uma delas”, opinou.

A Feira da Empregabilidade é uma parceria entre empresários e a Prefeitura de Maceió que oferece, nesta quinta-feira (16), 250 vagas de trabalho em áreas como vendas, assistente administrativo, departamento pessoal, estágio, jovem aprendiz, entre outros. Lá, também é possível dar entrada na carteira de trabalho.

Das 3 mil pessoas na fila, 1 mil receberam fichas e, apesar dos números expressivos, até o final da manhã, as vagas ainda não tinham sido preenchidas por falta capacitação dos candidatos.