Cultura

Jovens de Maceió criam canal no YouTube para divulgar rap autoral

Assessoria | 19/09/18 - 09h59
Assessoria

Dois jovens de Maceió começam a ganhar destaque na rede social YouTube após a criação do canal SCAL RAP para divulgar rap autoral. Com batidas marcantes, versos leves e pop, os jovens conseguem uma mistura assertiva entre as vertentes Lov Song, Trap, Lo-fi e Boombap.

Quem encabeça as criações são os jovens Anderson Barros e João Marcos, o JM, ambos de 17 anos.  A primeira faixa da SCAL foi lançada em abril deste ano. De lá para cá outras quatro faixas foram produzidas e compartilhas no canal, além de um videoclipe.

É fácil se reconhecer nas faixas produzidas pela dupla, um exemplo é a música “Tantas vezes”, que faz citações de pontos muitos conhecidos dos alagoanos, como as praias do Francês e de Paripueira, além do "Azulão", uma referência ao Centro Esportivo Alagoano, o CSA.

“Sabemos que o Rap não é muito popular em Alagoas e o nosso foco é expandir nossa música em todo o cenário alagoano, onde infelizmente a cena do rap ainda é muito apagada”, frisou JM.

O rap da SCAL é marcado por referências ao dia a dia, críticas ao racismo e as desigualdades sociais. “Quando paramos para compor as músicas o nosso objetivo é fazer com que o rap seja ouvido em todas as camadas sociais, deixando para trás aquela história de que rap é música de gente marginalizada”, acrescentou João Marcos.

Uma prova de que as músicas têm agradado os amantes do gênero é que o canal sequer foi divulgado, mas já conta com 230 inscritos. “A SCAL é um projeto novo que está vindo em uma crescente grande. Acredito que vamos evoluir e ainda temos muito para aprender, mas aos poucos estamos conquistando espaço com a nossa música”, comentou Anderson.

O nome SCAL, segundo Anderson, é uma referência aos estados de Santa Catarina (SC) e Alagoas (AL). “No início, o projeto contava com o André Germano, que mora em Santa Catarina, por isso a junção das siglas dos dois estados. Hoje o trabalho é tocado só por integrantes de Maceió, mas o nome inicial foi mantido. Estamos seguindo com muito trabalho e dedicação para que possamos colher frutos lá na frente”, explicou.

A intenção da dupla é disponibilizar, ainda este ano, o trabalho da SCAL nas plataformas digitais SpotiFy  e Deezer.

Quer saber mais sobre o trabalho desses jovens alagoanos? Acesse a página oficial da SCAL no YouTube, a https://goo.gl/4y8K47 e siga o perfil do Instagran, o Scal_rap.

Telefones para contato: Anderson Barros (82) 99679-4143 e JM (82) 99656-5908.

Confira o vídeo: