Maceió

Maceió concorre ao Prêmio Nacional do Turismo em 7 categorias

Secom Maceió | 19/11/19 - 14h25
Foto: Nide Lins

A Prefeitura de Maceió está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, em 7 categorias, número total de projetos inscritos pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). Os diferentes projetos habilitados pela pasta estão participando de um edital, lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur), que irá premiar no próximo dia 04 dezembro as melhores propostas em cada categoria, durante uma solenidade na cidade de Belo Horizonte.

Na categoria Tecnologia no Turismo a Semtel inscreveu a plataforma de marketing digital Experimente Maceió, já na categoria Marketing e Comercialização no Turismo, o projeto Maceió 360º foi a proposta habilitada. Na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo, o Observatório de Turismo de Maceió também avançou a primeira etapa e conquistou a habilitação.

Em relação às categorias voltadas à capacitação e qualificação no Turismo, a Semtel conseguiu habilitar os projetos Praia Acessível, na categoria Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo, e o projeto Habla Maceió, na categoria Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo.

Além disso, a pasta ainda conquistou habilitação na categoria Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo, com o projeto Maceió Inclusiva Através da Economia Circular, e na categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, com o Natal dos Folguedos.

Para o titular da Semtel, Jair Galvão, ser selecionado para concorrer a um prêmio de alcance nacional, com projetos desenvolvidos no âmbito da gestão municipal, só reforça a importância alcançada pelas ações voltadas ao turismo realizadas pela Prefeitura de Maceió.

“Conquistar a habilitação em todas as categorias inscritas em um edital do Ministério do Turismo, é a prova de que o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Maceió tem alcançado um respaldo fundamental e apresentado resultados cada vez mais expressivos. A equipe da Semtel tem se dedicado continuamente a ampliar a eficácia dessas iniciativas e fortalecer o turismo da cidade de forma inovadora, qualificada e representativa”, pontuou o gestor.

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Iniciativas que possam contribuir diretamente para o avanço do turismo brasileiro e que tragam propostas realizadas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor nos últimos 24 meses.

Os finalistas Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, serão conhecidos no dia 29 de novembro.

Propostas habilitadas destacam atuação da Semtel no segmento turístico

As propostas habilitadas para concorrer as vagas finalistas no Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, vêm sendo desenvolvidas pela Semtel para aprimorar a atuação do poder público em relação oferta turística do destino Maceió. Os projetos inscritos no edital tem apresentado resultados significativos ao longo do seu desenvolvimento e representam novos rumos adotados pela Prefeitura de Maceió para o desenvolvimento do turismo na cidade. Conheça um pouco mais deles:

Experimente Maceió

A plataforma digital Experimente Maceió é uma das principais ferramentas de divulgação do destino e conta com perfis oficiais nas redes sociais Instagram e Facebook, além de um canal de vídeos no Youtube e um site/blog com diversas informações sobre os principais atrativos da capital alagoana.

Habla Maceió

O projeto “Habla Maceió!” é uma oficina de conversação básica em espanhol para os profissionais que atuam na linha de frente do turismo na orla marítima; tapioqueiras, artesãos, garçons, jangadeiros, ambulantes e guardas municipais. A capacitação é gratuita e conta com metodologia e material didático específicos para cada segmento. As aulas são realizadas pelo parceiro do projeto, Instituto Bilbao Centro Cultural.

Observatório de Turismo de Maceió

O Observatório de Turismo de Maceió é uma iniciativa que analisa o cenário turístico da cidade, através do monitoramento das atividades do setor, pesquisas, dados, e elaboração de indicadores. Um forma de auxiliar a tomada de decisões de planejamento e gestão do destino e negócios turísticos em políticas públicas e privadas.

Praia Acessível

O Praia Acessível é um projeto inovador que proporciona de forma gratuita atividades esportivas e de lazer adaptado, monitoradas por especialistas na área de educação física e fisioterapia. Um dos destaques do projeto é o banho de mar assistido com cadeiras anfíbias (cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção), atividade que se relaciona diretamente com a proposta de um turismo acessível.

Maceió Inclusiva Através da Economia Circular

O Maceió Inclusiva através da Economia Circular integra cadeias produtivas ligadas a comunidades pesqueiras de Maceió, em especial da pesca do sururu. A iniciativa tem como foco a sustentabilidade e a melhora da qualidade dos pescados e mariscos e ainda viabilizar um ciclo de utilização de serviços e resíduos.

Maceió 360º

O Maceió 360º faz o uso da tecnologia para apresentar os maiores atrativos da capital alagoana através de um vídeo com o inovador recurso de realidade virtual.

Natal dos Folguedos

O Natal dos Folguedos é um dos principais produtos turísticos do destino Maceió atualmente. O evento cultural que visa valorizar os folguedos do estado e ao mesmo tempo abrir espaço para atrativos como a gastronomia local, artesanato e artistas do cenário musical, ganha força a cada ano e cresce em números representativos para o turismo local.