Cultura

Maceió contará com exposição de quadrinhos independentes feitos por artistas alagoanos

Assessoria | 13/11/18 - 16h00

Fãs de quadrinhos, palestras e artes originais contarão com evento de quadrinhos independentes da cultura pop em Maceió. A Expor Quadrinhos independentes contará com a presença de trabalhos feitos por quadrinistas alagoanos no dia 16 de novembro na Livraria Leitura do Parque Shopping Maceió a partir das 14h, com entrada gratuita.

O evento é uma iniciativa da Escola Digital Torus, especializada na produção de artes digitais e plásticas, que tem como objetivo promover as publicações independentes da cena atual do estado de Alagoas, ajudando no comércio das HQ's. Através do compartilhamento de experiências dos profissionais nas mesas
 
redondas que haverão no evento, será possível explanar ainda mais sobre o mercado e o estudo das tão icônicas revistas em quadrinhos.

Além da venda e exibição de artes originais, o evento contará com palestras, mesas redondas e sorteios. Dentre os temas abordados estarão a produção de HQ's, a representatividade negra e feminina nos quadrinhos.

Explica Rodrigo Catraca, um dos idealizadores do projeto, que é muito importante incentivar a indústria dos quadrinhos independentes, e que o público alagoano precisa conhecer os artistas da terra. "Estamos trazendo um evento geek que não seja somente para a vivência do universo dos quadrinhos, mas também como fazê-lo, quais suas críticas sociais, qual a sua importância na representatividade das pessoas. Iremos abordar temas que necessitam de mais espaço para ser tratado com o grande público alagoano. Quadrinhos é uma indústria enorme, mas ainda precisamos estabelecer um mercado para o produto independente nacional", afirmou.

A redatora do site Bora Assistir, Débora Siqueira, comenta que a importância de se ter eventos sobre os quadrinhos é essencial para influenciar novos artistas. “A promoção de eventos sobre quadrinhos aqui em Alagoas ainda é bem apagada, mas nós temos artistas incríveis no cenário local que produzem HQ's com muita constância. É legal que eles possam encontrar espaço para expor suas criações e falar sobre as experiências. Valoriza o que já está no mercado e incentiva aqueles que desejam entrar também.”, salienta.

A EXPO Quadrinhos Independentes conta com a parceria do Studio Pau Brasil, Livraria Leitura, Home VR, D6 e do site Bora Assistir.