Maceió

Maceió: praias livres de óleo e próprias para banho mantém turismo em alta

14/11/19 - 10h14
Foto: Blog Márcio no Mundo

No feriadão da Proclamação da República, que pode servir de termômetro para o setor turístico nesta época, Maceió já registra uma ocupação hoteleira de 92,32%, superior ao mesmo período do ano passado, que ficou na casa dos 90%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL). 

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, fala sobre as perspectivas do setor diante do desastre ambiental que atingiu os 9 estados do Nordeste, onde o turismo rendeu, somente até agosto, R$ 2,4 bilhões para a economia da região.

“Vale ressaltar que esse crescimento se dá num cenário de aumento do número de leitos de nossa rede hoteleira”, comemora.

Em levantamento do Hotel Urbano – Hurb, agência de viagens online, Maceió aparece como o 6º destino mais procurado da plataforma para o feriadão da Proclamação da República.

Crise da desinformação foi maior do que a crise do óleo: Rafael Brito, secretário de Estado do Turismo

Desinformação 

Rafael Brito aponta um movimento de desinformação no Sul e Sudeste, que poderia afetar o turismo na capital.

“A crise da desinformação no Sul e no Sudeste foi maior do que a crise do óleo. Não temos manchas de óleo em Maceió, em nenhum ponto do litoral da capital. É preciso que seja esclarecido”, diz o secretário.

"E mesmo nas cidades afetadas, são quilômetros de praia e apenas alguns metros com presença de óleo. O que não impede o fluxo do turista", acrescenta.

Se o presente traz boas notícias, segundo Rafael Brito, ações já estão em andamento para evitar prejuízos futuros.

“No auge da crise registramos sim cancelamentos, mas isso já foi revertido e as reservas substituídas. Estamos com um trabalho com agências de turismo e companhias aéreas onde atualizamos diariamente informações e imagens, mostrando que Maceió não registra manchas de óleo”, revela.

Praias: sem óleo e próprias para banho

A informação do secretário pode ser confirmada e atualizada periodicamente na plataforma digital de monitoramento das principais praias turísticas da capital alagoana, disponibilizada pela prefeitura de Maceió.

A última atualização, que você confere clicando no banner abaixo, todas a praias urbanas – Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Garça Torta e Ipioca estão classificadas como “Sem óleo e próprias para banho”. Confira:


Setor se reuniu no Ceará

Nessa quarta-feira, 13, Secretários do Turismo dos estados do Nordeste se reuniram em no Ceará,  para debater temas de relevância para impulsionar o turismo nos estados da região.

Um dos temas será a possibilidade de vender o Nordeste como um produto único.

"Alagoas está representada pelo Paulo Roberto Kugelmas, Superintendente de Turismo. É um momento importante para todos os estados discutirem ações e parcerias neste momento em especial", afirma o secretário Rafael Brito.

Abrace o mar

Nesta sexta-feira, 15, feriado pelo dia da Proclamação da República, acontecerá a ação "Vamos Abraçar o Mar", uma iniciativa do Convention de Porto de Galinhas, que tem se expandido para todas as regiões atingidas pelas manchas de óleo. Em Alagoas, a ação está sendo coordenada pela presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, Ana Carvalho, que tem orientado e repassado as informações para os demais municípios alagoanos. A ideia é reunir o máximo de pessoas possível, mostrando que todos estão unidos pelas praias nordestinas. Em Alagoas, a ação ocorrerá às 10 horas, simultaneamente, nas praias de Maragogi, Maceió (Ponta Verde), Japaratinga, Francês e Barra de São Miguel e pretende juntar moradores e turistas em uma iniciativa única, evidenciando o trabalho das pessoas, empresários e poder público para limpar rapidamente as praias atingidas.

“Enfrentamos sim um problema, mas é preciso que as pessoas fiquem cientes de que nem todas as praias foram atingidas, e que o litoral nordestino, com seus mares paradisíacos, podem e devem continuar sendo frequentados. O “Vamos abraçar o Mar” vem para mostrar que somos maiores do que os problemas, do que as notícias distorcidas e as fake news alarmantes”, destacou Fábio Kazuo, que faz parte do grupo que coordena o ação em Maceió.

Guia completo de Maceió

Para alagoanos ou turistas que estão a fim de desbravar as belezas da capital, o Blog Márcio no Mundo traz um guia completo da cidade.

No guia, que você confere AQUI, você encontra tudo o que a cidade oferece em belezas naturais, cultura e passeios. Confira.