Maceió

Maceió tem primeiro fim de semana com orla liberada durante pandemia

TNH1 | 04/07/20 - 07h00
Foto: Itawi Albuquerque/TNH1

Este será o primeiro fim de semana com a orla liberada após o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

A liberação da orla foi anunciada na quinta-feira, 02, pelo prefeito Rui Palmeira, após o governo do estado anunciar a entrada na fase laranja do isolamento social controlado na capital alagoana. 

Nessa sexta-feira, 03, primeiro dia de liberação, algumas pessoas não perderam tempo e já estavam de volta aos cartões-postais da capital, como registrou o TNH1 na imagem acima. 

Não "liberou geral"

Mas vale lembrar que continuam fechados e interditados as academias, parques, quadras e campos da orla. "Esse tipo de atvidade ainda não será permitida, vamos avaliar nesses 15 dias para quem sabe poder abrir no próximo decreto", disse o prefeito. 

"É importante que as pessoas façam a sua caminhada sozinhas, que não se aglomerem. O que a gente via, antes do fechamento da orla, eram quatro ou cinco pessoas batendo papo, caminhando, sem máscara. Todo mundo, a partir de agora, será obrigado a usar máscara", enfatizou Rui Palmeira. 

Fiscalização

Quem transitar pelo calçadão da orla precisa seguir as normas sanitárias, e podem se deparar com fiscais. 

 A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vai fazer a fiscalização por meio do programa Orla Presente, além do programa Ronda no Bairro, do governo do Estado. A Polícia Militar também vai está na cola dos frequentadores. .

Estacionamento

"Nos estacionamentos da orla nós vamos manter parte do gradio porque vamos intercalar os estacionamentos em escamas, até para que se evite aglomerações. A outra parte será levada para o Centro de Maceió, para fazer barreiras móveis com fiscalização tanto da prefeitura, como da Polícia Militar, quanto das secretarias de saúde, que vão aferir a temperatura e fiscalizar a utilização da máscara no calçadão", disse o prefeito.

Centro de Maceió lotou 

Antes mesmo das lojas abrirem, às 10h da manhã dessa sexta-feira, 03, filas de dar voltas nos quarteirões já estavam formadas no Centro de Maceió, no primeiro dia da implantação da fase laranja do distanciamento social controlado. 

Foram montadas 12 barreiras sanitárias nas entradas do Calçadão, para fiscalizar se as pessoas estavam usando máscaras e para aferir a temperatura corporal. E mesmo depois de todo o período de quarentena e de todas as recomendações, algumas pessoas insistiam em não usar máscaras e foram impedidas de entrar.