Polícia

Mãe de criança achada em apartamento ainda não sabe que filho está morto, diz delegado

Erik Maia / Deborah Freire | 21/09/18 - 12h15
Mulher foi levada para Delegacia de Homicídios | TNH1 / Erik Maia

Jadira da Silva, de 46 anos, estava sozinha com o filho, de 6 anos, no apartamento da família, em um condomínio do bairro Petrópolis, em Maceió, quando abriu o registro do gás de cozinha e colocou o celular para carregar, bem perto do local do vazamento.

A intenção dela era provocar uma explosão no imóvel, para tirar a própria vida e a do menino, Luiz Gustavo Silva Cavalcanti Vilar, mas apenas a criança morreu.

Os detalhes de como ocorreu o crime foram contados pela mulher, em depoimento na Delegacia de Homicídios, nesta sexta-feira (21), para onde foi levada após receber alta do HGE.

Jadira foi encontrada desacordada em casa, na tarde de ontem, dois dias depois de ter praticado o ato, no dia 18. De acordo com o delegado Rodrigo Sarmento, ela ainda não sabe que o filho morreu.

“Ela pergunta o que aconteceu com o filho, mas ainda não informamos. Estamos aguardando uma assistente social ou serviço de psicologia do sistema prisional, tendo em vista que são capacitados para isso. Ela demonstra arrependimento, diz que o filho é inocente, não tem culpa, mas ainda não caiu na real”, declarou o delegado em entrevista ao TNH1.

Os dois só foram encontrados porque desde o dia 18 ela não entrava em contato com a família e a criança não ia para a escola. A partir do dia 19, os vizinhos começaram a sentir um forte cheiro de gás e no dia 20, decidiram abrir o apartamento e acionaram a polícia.

Este vídeo, gravado na sede da Delegacia de Homicídios, mostra o momento em que Jandira deixa o prédio em direção ao IML, para depois seguir para a audiência de custódia; assista:

Problemas psicológicos

Apenas um laudo psiquiátrico vai confirmar se Jadira da Silva sofre com algum transtorno psicológico, mas segundo o delegado, a família dela já havia sugerido que a mulher procurasse ajuda, ao que ela teria se negado, afirmando que não estava com problemas. Ela morava só com o filho, e o pai da criança já era falecido.

O motivo do crime foi citado pela mulher ao delegado, mas ele prefere não divulgar para não atrapalhar a investigação. Sarmento afirma que Jadira demonstra arrependimento, e não tem total conhecimento do que ocorreu. Ela ainda conta que cometeu o ato na tarde de ontem, o que não bate com os indícios do local do crime. A mulher foi presa em flagrante e será encaminhada ao sistema prisional.