Meio Ambiente

Mancha vista na área de corais do Litoral Norte de Alagoas é retirada do mar

Deborah Freire com IMA | 18/10/19 - 10h51
Ibama

A enorme mancha de óleo vista na área de corais entre Maragogi, no litoral de Alagoas, e São José da Coroa Grande, em Pernambuco, nessa quinta, está sendo arrastada para a praia e retirada na manhã desta sexta (18).

Imagens divulgadas pelo Instituto Brasileiro de de Meio Ambiente (Ibama), mostram o trabalho da força-tarefa com apoio de voluntários, que usam até rede de pesca para transportar o petróleo e colocá-lo em máquinas que fazem o descarte, longe da região marítima.

O mais recente balanço da situação das praias de Alagoas mostra que Japaratinga e Maragogi são as duas áreas mais críticas. Elas passam por limpeza com a participação de reeducandos, integrantes da Marinha, voluntários e pessoas contratadas pelas prefeituras, coordenados pela Defesa Civil do Estado, com orientação do Ibama e da Capitania dos Portos, e apoio do IMA e da Semarh. "Os trabalhos de retirada do óleo continuam durante todo o período de maré baixa, enquanto persistir o problema", diz o IMA.

Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Roteiro, Barra de Santo Antônio e Barra de Camaragibe até Porto de Pedras estão em situação regular, sendo monitorados. O litoral de Coruripe ainda passa por limpeza na área de pedras, assim como Barra de São Miguel, que recebeu um mutirão de limpeza.

Maceió passa por monitoramento na área da laguna Mundaú, onde houve vistoria por água e terra e não foi encontrado registro de ocorrências repassadas por pescadores e moradores da região.