Maceió

Marcelo Palmeira faz visita técnica à região do Pinheiro

Secom Maceió | 18/10/19 - 22h10
Reprodução/Secom Maceió

O vice-prefeito e secretário municipal de assistência social, Marcelo Palmeira, esteve, nesta sexta-feira (18), nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro para realizar uma visita técnica, acompanhado da diretoria de proteção social básica e transferência de renda da Semas, das equipes da Defesa Civil de Maceió e de representantes do Ministério da Cidadania.

Marcelo Palmeira explicou que a visita técnica está dentro das atividades requisitadas pelo Ministério da Cidadania e tem como objetivo avaliar in loco as áreas de risco e a situação atual das famílias e das moradias dos bairros afetados. “Muito importante essa articulação entre Ministério da Cidadania e Prefeitura de Maceió para que possamos atuar de forma conjunta e executar ações para minimizar os danos causados aos moradores dos bairros”, disse. Ainda segundo Palmeira, as visitas permitem que equipe técnica do Ministério possa verificar o que ocorreu nas edificações e leve à Casa Civil do Governo Federal mais dados a respeito da situação dos bairros.

A representante do Ministério da Cidadania, Viviane Ferro, que é coordenadora geral de Serviço de Acolhimento da Secretaria Nacional de Assistência Social, destacou a importância de obter informações conhecendo a realidade de um público que é potencial da assistência social. “Hoje conseguimos obter várias informações adicionais para que a gente possa pensar em outras ações, porque até então o que tínhamos pactuado era apenas o apoio técnico. Após essa visita de reconhecimento, iremos providenciar uma articulação entre todos os entes federados, pois esse é o nosso objetivo. Precisamos de ações efetivas e em todos os níveis para atender a população de Maceió”, ressaltou.

A diretora de proteção social básica da Semas, Denaide Oliveira, falou sobre o propósito da visita. “Finalizamos hoje a programação da equipe do Ministério da Cidadania que veio a Maceió realizar capacitação sobre atendimento em situações de calamidade e emergência para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Através da capacitação e dos encontros, o corpo técnico poderá, enquanto equipe do Governo Federal, ter informações a respeito da nossa realidade para que possam pensar de uma forma mais específica os suportes necessários ao atendimento que deve ser ofertado à população desses bairros, em especial no âmbito da assistência social”, comentou.

Segundo Emy Oliveira, assistente social da Semas, a Prefeitura tem atuado de forma transparente e enérgica junto aos demais órgãos. “Ontem nós explanamos para as técnicas do Ministério da Cidadania uma apresentação com a atuação da Semas durante todo o processo das ações voltadas aos bairros atingidos, e assim o corpo técnico assimilou todo o trabalho desenvolvido pela assistência social municipal”, reforçou.