Alagoas

Moradores de Feira Grande relatam tremor de terra na noite de domingo

Camilla Bibiano* | 18/03/19 - 09h37
Moradores da cidade perceberam tremor na noite de ontem | Câmara Municipal de Feira Grande

Moradores do município de Feira Grande, no Agreste alagoano, relataram ter sentido um tremor de terra na região, por volta das 23h30 da noite deste domingo (17). O caso repercutiu através das redes sociais. 

De acordo com uma moradora local, que conversou com o TNH1, ela escutou um estrondo seguido do tremor, que durou poucos segundos. A moradora informou que a população não percebeu prejuízos nas estruturas das casas após o ocorrido. 

A reportagem também procurou o 3° Batalhão da Polícia Militar e o quartel do Corpo de Bombeiros que atende a região do Agreste, mas nenhuma ocorrência foi registrada. 

No site do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), que monitora tremores de terra ocorridos no Nordeste, o último registro foi feito no dia 14 de março, de uma ocorrência em Caraúbas, no Rio Grande do Norte.

Porém, o blog Sismos do Nordeste, administrado pelo LabSis/UFRN, mostrou que o primeiro evento, de magnitude preliminar estimada em 2.7 ocorreu às 23:17 do dia 17, e foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. O tremor foi sentido em Arapiraca e em diversas localidades do município de Feira Grande.

O segundo evento ocorreu hoje às 08:24 e teve magnitude preliminar estimada em 1.9. O tremor foi sentido em algumas localidades de  Feira Grande.

Tremor na Zona da Mata

O caso de Feira Grande se assemelha a um ocorrido em abril do ano passado, na região próxima aos municípios de União dos Palmares e Branquinha, na Zona da Mata. Segundo relatos da época, os moradores também ouviram um barulho semelhante ao de explosão antes de sentir a terra tremer. O motivo teria sido uma onda de impacto decorrente de uma detonação em uma mineradora próxima ao local. 


*Estagiária sob supervisão da editoria