Cultura

Morre Francisco Sales, fundador da Casa do Penedo

Assessoria | 18/09/18 - 17h12

A Fundação Casa do Penedo informa, com pesar, o falecimento do doutor Francisco Alberto Sales nesta terça-feira, 18 de setembro de 2018. 

O fundador da instituição criada em 1992 para proteção e preservação de nossa memória estava em Brasília, tratando de problemas de saúde, com assistência de sua família. 

Natural de Penedo, Francisco Sales nasceu em 19 de novembro de 1939. Filho do comerciante e maestro Jonas Sales e de Balbina Sales, ele foi o caçula dos nove filhos do casal. 

Estudou em Penedo e em Maceió, concluiu o curso de medicina na capital alagoana, especializando-se em psiquiatria.

Dr. Francisco Alberto Sales era casado com Gleide Satyro Sales e pai de Ernani, Guilherme e Monica, filhos que lhe deram netos. 

Além do trabalho e à família, dedicou sua vida ao resgate e conservação de nossa história, missão reconhecida publicamente por autoridades e convidados que prestigiaram a entrega do Chalé dos Loureiros na noite de sábado, 15, em Penedo.

O imóvel restaurado graças à determinação do Dr. Sales, apoiado pelo Iphan e a prefeitura de Penedo, é mais um marco na trajetória do guardião de nosso patrimônio, exemplo que todos os brasileiros devem seguir, conforme destacou a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, em seu discurso na solenidade.

O sepultamento e o velório do Dr. Francisco Alberto Sales acontecem na manhã desta quarta-feira, 19, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.