Futebol Internacional

Na despedida de Iniesta, Barça vence Real Sociedad com golaço de Coutinho

20/05/18 - 22h16
Reprodução

Após 22 anos, 674 jogos e 32 títulos, a história de Andrés Iniesta no Barcelona chegou ao fim. O ídolo azul-grená se despediu do clube catalão neste domingo (20), na vitória por 1 a 0 sobre a Real Sociedad, no Camp Nou, pela rodada de encerramento do Campeonato Espanhol. Philippe Coutinho garantiu o resultado com um golaço.

Iniesta, que chegou às categorias de base do Barça aos 12 anos, não teve atuação brilhante, mas mostrou muita disposição diante de mais de 84 mil espectadores. Com homenagens desde a entrada em campo, o craque atuou por 80 minutos na sua despedida do clube. Ele ainda não anunciou qual será o seu destino, embora o futebol asiático seja apontado como provável destino.

Com o resultado, o Barcelona encerra a quase impecável trajetória de campeão espanhol desta temporada com 93 pontos. Em 38 jogos, foram 28 vitórias, nove empates e apenas uma derrota. Já a Real Sociedad fechou a disputa na 12ª colocação, com 49 pontos.

Homenagem

Iniesta vem recebendo inúmeras homenagens desde que anunciou que deixaria o clube ao término da temporada. Neste domingo, claro, não poderia ser diferente. Antes da bola rolar, o ídolo foi recebido por um corredor formado pelos jogadores da Real Sociedad. Na sequência, os torcedores exibiram um mosaico com a frase "Infinit Iniesta" (Iniesta Infinito) e o número 8 -usado pelo craque- deitado, formando o sinal de infinito. Ele também trocou placas com o meia Xabi Prieto, que vai se aposentar depois de 15 anos defendendo a Real Sociedad.

Aos oito minutos de jogo -novamente em referência ao número utilizado pelo meia espanhol-, a torcida exibiu uma faixa atrás do gol defendido por Ter Stegen: "Obrigado por tanto", dizia.

Após o apito final, o Barcelona recebeu o troféu de campeão espanhol desta temporada. A equipe havia assegurado o título com quatro rodadas de antecedência, no dia 29 de abril. Além disso, como era de se esperar, o clube deu continuidade às homenagens a Iniesta.